No dia 6 de janeiro, os colaboradores da Cúria Diocesana de Leiria-Fátima fizeram a sua tradicional celebração de Natal, com a presença de D. José Ornelas, que presidiu à Eucaristia. O evento, que teve início às 12h00 na capela dos Pastorinhos, no Seminário, e culminou com um almoço-convívio, foi uma oportunidade para reforçar a missão da Igreja e o papel de cada um na sua construção e serviço.

Na sua homilia, o bispo diocesano destacou a importância da missão de serviço dentro da Diocese, refletindo sobre o papel essencial daqueles que, nas paróquias, movimentos, instituições diocesanas e na vida religiosa, colaboram para a realização da missão. “O que acabámos de proclamar é muito sugestivo também para esta nossa celebração de hoje na Cúria da Diocese, naqueles que servem de modo especial a todas as dimensões da nossa Igreja”, afirmou o Bispo, destacando o compromisso com todos os serviços diocesanos.
D. José Ornelas usou uma poderosa imagem para ilustrar o papel da Igreja: “como é que juntamos as coisas dentro de uma toalha? Pegando pelas pontas. Se pegar pelo meio, cai tudo no chão. Ao pegar pelas periferias, o resto fica incluído. Juntamos-nos.” A mensagem reforçou a ideia de que, como Igreja, não devemos ser centrados em nós mesmos, mas sim atentos a todos, especialmente aos que estão nas periferias, a quem a Igreja deve chegar.
O bispo sublinhou, ainda, que a missão da Igreja é ser uma presença inclusiva e unificadora. “Seremos tanto mais eficientes quando conseguirmos aquilo que Jesus diz: ‘não perdi nenhum daqueles que me deste. Fui à procura de todos'”, enfatizou, destacando que a Igreja deve sempre ir ao encontro de todos, sem exclusões.
A Celebração de Natal da Cúria Diocesana foi um momento de reflexão sobre o serviço à Igreja e a renovação do compromisso de cada um para com a missão evangelizadora, com especial atenção aos mais distantes e carenciados. A alegria e a força da sinodalidade, celebrada no contexto da Igreja, também foram temas abordados, reforçando a importância de trabalhar juntos, em união e com uma visão inclusiva, para o bem de toda a comunidade.