COD Leiria-Fátima vai às vigararias

O COD Leiria-Fátima pretende esclarecer todas as dúvidas que haja em relação à participação na JMJ Lisboa 2023, seja como peregrino ou voluntário, e o acolhimento de jovens estrangeiros, na paróquia ou em casa.
http://lefa.pt/?p=51903

Faltam…

00Dias
00Horas
00Minutos
00Segundos

Para a JMJ 2023!

Acontece já este domingo, dia 12 de fevereiro, na Barreira, a primeira visita do Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima às vigararias da nossa diocese para uma sessão de esclarecimentos sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e os Dias nas Dioceses. Durante o mês de fevereiro e parte do mês de março, o COD vai visitar todas as vigararias.

O COD Leiria-Fátima pretende esclarecer todas as dúvidas que haja em relação à participação na JMJ Lisboa 2023, seja como peregrino ou voluntário, e o acolhimento de jovens estrangeiros, na paróquia ou em casa, por isso estão convidados para estas sessões de esclarecimentos todos os jovens, pais, catequistas, chefes de escuteiros, animadores e outros interessados em saber mais sobre participação e voluntariado.

A JMJ é o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, que acontece este ano, em agosto, na cidade de Lisboa. Na semana anterior, jovens de vários países participam num intercâmbio cultural nas outras dioceses do país. Leiria-Fátima prevê acolher 10 000 jovens estrangeiros,  em todas as paróquias da diocese. 

As visitas do COD às vigararias realizam-se nas seguintes datas e locais:

  • Leiria – Salão Paroquial da Barreira – 12 de fevereiro, 14h30
  • Monte Real – Salão Paroquial de Monte Real – 16 de fevereiro, 21h30
  • Porto de Mós – Centro Pastoral de São Pedro – 17 de fevereiro, 21h00
  • Milagres – Salão Paroquial da Caranguejeira – 18 de fevereiro, 21h30
  • Marinha Grande – Salão Paroquial da Maceira – 25 de fevereiro, 21h30
  • Ourém – Salão Paroquial da Freixianda – 4 de março, 21h30

As vigararias da Batalha, Colmeias e Fátima aguardam confirmação de data.

650 Sacos de pano: Uma ideia sustentável onde cabemos todos

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está a aproximar-se e os Dias nas Dioceses desafiam as Equipas de Acolhimento a toda a criatividade. O Papa Francisco desafia os jovens a pensar e cuidar desta casa comum que é o nosso planeta, que será palco, em Lisboa e no mundo, de tão grande festa que é a Igreja jovem. Na Marinha Grande, o desafio é para toda a comunidade paroquial que “alinha”, e com os pontos mais especiais, os que são feitos com boa vontade: costurar sacos; um por cada jovem que se propõe a acolher na paróquia. 

O objetivo é que estes sacos sejam usados pelos jovens peregrinos no transporte de comida para os seus dias de aventura, oferecendo-lhes também um presente que com certeza guardarão como lembrança de uma comunidade que os recebe e acolhe com alegria. 

São 650 sacos e, no dia seguinte ao desafio ser lançado, já só faltam 644! Que alegria pertencer a uma comunidade que se une e põe mãos à obra em cada desafio!

Inês Santos
Membro da Equipa de Acolhimento Local

Testemunho

JMJ mais do que um encontro de jovens. Um mar de Luz unidos na mesma Fé.

Clarinda Barata – paróquia da Barosa – JMJ Roma 2000

Sabias que…

Foi lançada uma imagem comum a todas as dioceses para os Dias nas Dioceses?

A coordenação nacional dos Dias nas Dioceses (DND) lançou uma imagem comum com as 17 Sés dos territórios que vão acolher os jovens de todo o mundo na semana antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. A Sé de Leiria surge a amarelo, nesta imagem que  foi construída seguindo a linha gráfica da JMJ Lisboa 2023, nomeadamente as três cores principais: vermelho, verde e amarelo..

Segundo revelou o Pe. Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e coordenador dos DND para a JMJ Lisboa 2023, esta imagem “não pretende ser um logotipo”, mas tem como propósito “mostrar as Dioceses de acolhimento para os Dias nas Dioceses na sua unidade e diversidade”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress