COD, COVs e Equipas de Acolhimento Local juntam-se para refletir os objetivos para 2023

Ao iniciar o novo ano pastoral sob o lema “Eucaristia, comunhão e missão”, o terceiro do triénio eucarístico, em que continuamos o caminho e o discernimento  sinodal, a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Ao iniciar o novo ano pastoral sob o lema “Eucaristia, comunhão e missão”, o terceiro do triénio eucarístico, em que continuamos o caminho e o discernimento  sinodal, a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a reflexão sobre o modo de implementar os ministérios eclesiais, o nosso bispo, D. José Ornelas e o Comité Organizador Diocesano (COD) para a JMJ convidam os Comités Organizadores Vicariais (COV) e as Equipas de Acolhimento Local (EAL) para um encontro no dia 2 de outubro, em que também acontece a Assembleia Diocesana.

JMJ2023 Batalha

Além de tomarem parte nesta Assembleia, que marca o início do ano pastoral, os COV e as EAL são convidados para a Eucaristia, na manhã desse dia, almoço convívio e momentos de partilha e reflexão do caminho feito até agora como preparação para a JMJ Lisboa 2023 e do caminho que temos pela frente para 2023, que já está à porta.

No fim deste dia, no momento de oração que conclui a Assembleia Diocesana, vai ser entregue a cada paróquia um estandarte, como forma de envio e motivação para a missão que nos foi entregue em 2019, aquando do anúncio da JMJ em Portugal: transformar a JMJ numa oportunidade para nos aproximarmos dos adolescentes e jovens e lhes oferecermos uma experiência de Igreja com frutos para o futuro da sua experiência de Deus.

Sabias que…

Santo António de Lisboa é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?

Santo António nasceu em Lisboa no ano de 1195, e, ainda adolescente, ingressou no Convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho desta cidade. Em 1220, transferiu-se para o convento dos Franciscanos em Coimbra. Participou no Capítulo Geral, realizado em Assis, em 1221, onde conheceu Francisco de Assis. Este exímio pregador veio a falecer no dia 13 de junho de 1231, dia em que celebramos a sua festa litúrgica, tendo sido sepultado em Pádua. A menos de um ano do aniversário da sua morte, foi canonizado pelo papa Gregório IX.

Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

Testemunho

JMJ 2011 Madrid

Participar na Jornada de Madrid em 2011 foi uma experiência marcante, não pela decisão de ir, mas pela vivência do estar, fazer arte daquele pedaço de história. Presenciar o entusiasmo de milhares de jovens que estavam ali movidos pela mesma fé que eu, que com alegria deslizavam na multidão do metro ou pernoitavam no frio da noite para aguardar num descampado a Eucaristia com o Papa. Que graça pertencermos a esta Igreja que ainda é movida por jovens que ousam sair.

Se nunca foste a uma JMJ, queria dizer-te que Levantar e sair apressadamente para participar nas Jornadas pode parecer ser a decisão mais desafiante, mas é só a mais fácil quando descobrires o que aí vem.

Andreia Oliveira – Paróquia dos Parceiros –  JMJ Madrid 2011

A Diocese de Poznan, Polónia veio visitar-nos

Em Poznan, na Polónia, há 170 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress