Clero de Leiria-Fátima esteve em oração e meditação online

Nesta recoleção espiritual, houve ainda lugar para escutar cânticos, fazer silêncio de interiorização e partilhar impressões e vivências. Esta é uma experiência a continuar, concluiu-se na avaliação final.

Hoje, festa da Apresentação do Senhor e dia do consagrado, padres e bispo de Leiria-Fátima estiveram em oração e meditação por videoconferência. Não sendo possível o encontro presencial como é costume em Fátima, na primeira segunda-feira do mês, o Serviço de Apoio ao Clero organizou esta experiência espiritual. O cardeal D. António Marto fez a saudação inicial, sublinhando a importância da iniciativa, que ajuda a corresponder ao convite de Jesus “permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”. Seguiu-se a oração litúrgica da hora intermédia e a meditação. Esta foi orientada pelo Frei Sérgio Góis, do convento franciscano de Leiria.

Situando a sua meditação na atual experiência de pandemia e tecendo-a de textos bíblicos e franciscanos, o sacerdote concluía exortando:

“Ainda que estejamos confinados e privados de exercer o nosso múnus pastoral na sua plenitude, lutemos contra a tentação de confinarmos o nosso coração a Deus e aos outros. Sabemos também que o mundo padece de muitos vírus, que se alastram neste tempo de pandemia. Sabemos igualmente que as ovelhas do Senhor precisam de Pastores e que os tempos vindouros serão tão ou mais difíceis que o tempo presente. O mundo está sedento do amor de Deus em Jesus. E nós, tanto quanto mais estivermos configurados com Cristo, tanto mais seremos capazes de contagiar os nossos fiéis com o seu amor. Ora, o amor requer sacrifício e o sacrifício que agrada a Deus é um coração contrito, isto é, um coração humilhado.” Mas este coração humilhado, configurado com o de Cristo, é, ao mesmo tempo, ardente de amor, como canta o poema de frei Agostinho da Cruz, com que terminou a meditação.

Nesta recoleção espiritual, houve ainda lugar para escutar cânticos, fazer silêncio de interiorização e partilhar impressões e vivências. Esta é uma experiência a continuar, concluiu-se na avaliação final.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.