Clero celebrou jubileus sacerdotais em Fátima

Os sacerdotes jubilários manifestaram a sua alegria pelo percurso vivido, sublinharam quão importante tem sido o apoio dos colegas e o seu desejo de continuar na sua dedicação às comunidades, segundo a vocação que receberam de Deus.

No dia 16 de junho, dia em que a Igreja celebrava a solenidade do Sagrado Coração de Jesus e a Jornada de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o clero de Leiria-Fátima reuniu-se em Fátima, no Santuário, para dar graças a Deus por todos e, em particular, pelos sacerdotes que este ano celebram os seus jubileus de ordenação.

Com 50 anos de sacerdócio:

Joaquim de Almeida Baptista, nascido no Olival (Ourém), em 1949 e ordenado sacerdote em 1973. Tem desempenhado o ministério em várias paróquias e serviços. Atualmente, é pároco da Freixianda, administrador paroquial do Cercal e vigário da Vigararia de Ourém.

José Luís de Jesus Ferreira, nascido na Freixianda (Ourém), na parte que é atualmente da Freguesia da Ribeira do Fárrio, em 1947, e ordenado sacerdote em 1973. No ministério, serviu várias paróquias, sendo atualmente pároco de Alburitel e Seiça.

Com 25 anos de ordenação:

David Rodrigues Barreirinhas, nascido em França, em 1972, mas desde novo residente no Souto da Carpalhosa. Foi ordenado sacerdote em 1998. Exerceu o ministério em várias paróquias, sendo atualmente pároco de Formigais, Ribeira do Fárrio e Rio de Couros.

A Eucaristia teve lugar na Capelinha das Aparições, sob a presidência do bispo diocesano, D. José Ornelas, e com a participação dos bispos eméritos D. António Marto e D. Serafim Ferreira e Silva e cerca de três dezenas de padres. Antes, tiveram a ocasião de fazer uma visita guiada à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”, no piso inferior da basílica da Santíssima Trindade.

Um almoço convívio foi o último ponto do programa e nele participaram também familiares de um dos sacerdotes. O bispo diocesano agradeceu a todos a sua entrega generosa, exortou-os a perseverarem com alegria e confiança no serviço ao povo de Deus, não obstante as dificuldades do tempo presente, e ofereceu-lhes uma lembrança. Os sacerdotes jubilários manifestaram a sua alegria pelo percurso vivido, sublinharam quão importante tem sido o apoio dos colegas e o seu desejo de continuar na sua dedicação às comunidades, segundo a vocação que receberam de Deus.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress