A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou público agradecimento pela missão de D. Ivo Scapolo, que cessou funções como núncio apostólico em Portugal. A renúncia foi aceite pelo Papa Leão XIV nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025.
D. Ivo Scapolo exerceu o cargo desde agosto de 2019, tendo representado a Santa Sé junto da Igreja Católica em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado português ao longo de quase seis anos. A CEP destaca, em particular, o seu papel no acompanhamento da visita do Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Natural de Terrassa, na Diocese de Pádua (Itália), D. Ivo Scapolo nasceu a 24 de julho de 1953 e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978. Doutorado em Direito Canónico, iniciou funções diplomáticas ao serviço da Santa Sé a 1 de maio de 1984. Trabalhou em representações pontifícias em Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na Secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano. Antes de ser nomeado para Portugal, exerceu funções como núncio apostólico na Bolívia, no Ruanda e no Chile.