Em ano de Jubileu, chamados a ser sinais de Esperança, a comunidade educativa do Colégio foi convidada a participar numa caminhada quaresmal, com alguns momentos marcantes.

Como ponto de partida, os alunos do 2.º ciclo formaram um cordão humano, em forma de coração, mostrando um símbolo de Paz, ao som do cântico Sonhei começar a amar, tendo-se associando a este momento simbólico os restantes alunos e professores.
Na semana seguinte, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos criaram postais com mensagens de esperança para os presos. Estes postais serão oportunamente entregues por um grupo de professores e funcionários não docentes, no Estabelecimento Prisional de Leiria, que dinamizarão um momento artístico e de partilha, procurando, assim também, ser sinal de Esperança a quem se vê privado de liberdade.A caminhada culminou com a celebração da Via Sacra, no dia 8 de abril, com a presença de alunos, pais e familiares, professores, funcionários não docentes e Irmãs, no espaço exterior do Colégio. Através de breves encenações de cada estação, recordou-se o caminho de Jesus até ao Calvário, permitindo também uma reflexão sobre o estado do mundo atual, da sociedade, de cada um de nós individualmente. As vias dolorosas que a humanidade atravessa: guerras, violência, abusos, intolerância, egoísmo, superficialidade, ansiedade, depressões, dependências, solidão, desesperança. No fundo, tanta gente perdida num mundo saturado de tanta pressa. Foi com os olhos postos na 15.ª estação que terminou a celebração, lembrando que a lição de Amor recebida de Jesus continua a ser um exemplo e um sinal de Esperança.
Mónica Baptista