Catedral de Leiria celebra os 450 anos da sua dedicação

As comemorações terão início às 18h15 de 13 de julho com um concerto evocativo de órgão por Rute Martins.
http://lefa.pt/?p=58289

No próximo dia 13 de julho, sábado, celebra-se o 450.º aniversário da dedicação da catedral de Leiria, uma cerimónia que teve lugar no ano de 1574. As comemorações terão início às 18h15 com um concerto evocativo de órgão por Rute Martins. De seguida, às 19h00, é celebrada a Eucaristia, presidida pelo bispo da diocese, D. José Ornelas.

Todos os diocesanos são convidados a participar neste evento significativo.

Dedicação da catedral

A dedicação de uma igreja é uma celebração em que o bispo consagra a Deus um lugar ou edifício para o culto. É um momento em que os fiéis se reúnem para oração, escuta da Palavra e celebração dos sacramentos. Quando se trata da catedral, a igreja-mãe da diocese, este aniversário é de singular importância, pois simboliza a comunhão e o sentido de pertença à comunidade diocesana.

A catedral, também chamada sé, contém a cátedra do bispo, sinal da sua missão de pastor e mestre da fé na diocese. Este local é um símbolo de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé, e a Igreja recomenda aos fiéis que nutram grande amor e veneração pela catedral.

Rute Martins fará concerto de órgão a evocar os 450 anos da catedral © Sul Informação

História da catedral de Leiria

A diocese de Leiria foi criada em 1545, e a sua primeira catedral foi a igreja de Nossa Senhora da Pena, situada no interior do castelo de Leiria. Em 1548, a sede da Diocese foi transferida para a igreja de S. Pedro, na encosta do castelo, até que se construísse a nova catedral.

A construção da atual catedral começou em 1559 e a sua consagração ocorreu em 1574. Só mais tarde foram construídas a sacristia e outras dependências. Em 2014, a catedral foi classificada como monumento nacional.

Para os interessados em conhecer mais profundamente este monumento, recomenda-se a consulta do livro “Catedral de Leiria – História e arte”, publicado em 2005, sob a coordenação de Virgolino Ferreira Jorge.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress