Catecúmenos adultos preparam-se para o Batismo

Na celebração, presidida por D. José Ornelas, os 12 adultos que se apresentam para o Batismo, provenientes de várias paróquias da Diocese, serão ungidos com o Óleo dos Catecúmenos e fazem a inscrição do seu nome no Livro dos Catecúmenos.

No domingo, 20 de março, os catecúmenos adultos da diocese de Leiria-Fátima terão, na Sé, às 19h00, o Rito de Eleição ou da Inscrição do Nome. Na celebração, presidida por D. José Ornelas, os 12 adultos que se apresentam para o Batismo, provenientes de várias paróquias da Diocese, serão ungidos com o Óleo dos Catecúmenos e fazem a inscrição do seu nome no Livro dos Catecúmenos, marcando a passagem para a preparação próxima para os Sacramentos da Iniciação Cristã, o que ocorre habitualmente na Vigília Pascal.

Este Rito acontece habitualmente no primeiro domingo da Quaresma. Com ele se dá início ao Tempo da Purificação e da Iluminação. Este ano, tendo em conta que, nesse primeiro domingo ocorreu a celebração de despedida de D. António Marto e, no domingo seguinte, a entrada de D. José Ornelas, foi adiado para o terceiro domingo da Quaresma. Antes da celebração, haverá um encontro para estes adultos, às 18h00, no centro pastoral da Sé, para o seu acolhimento e preparação da celebração.

Esta celebração é preparada pelo Serviço de Apoio ao Catecumenado da Diocese, que reúne o Serviço da Catequese e o Departamento da Liturgia.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress