Casais juntaram-se para falar do Matrimónio: beleza e dignidade da celebração

O encontro contou com a presença de cerca de 15 pares de noivos que optaram pelo matrimónio cristão, e que, de uma forma empenhada, participaram ativamente na sessão animada pelos casais, e respetivo assistente, da equipa 1 do CPM da Marinha Grande.

No dia 29 de fevereiro, pelas 21 horas, teve lugar, no Seminário Diocesano de Leiria, a segunda sessão temática que o CPM propõe aos noivos no presente ano pastoral: Matrimónio, beleza e dignidade da celebração.

O encontro contou com a presença de cerca de 15 pares de noivos que optaram pelo matrimónio cristão, e que, de uma forma empenhada, participaram ativamente na sessão animada pelos casais, e respetivo assistente, da equipa 1 do CPM da Marinha Grande. Do programa constava uma pequena reflexão sobre os aspetos considerados essenciais para a preparação da celebração do Sacramento do Matrimónio. Para além da referência a algumas questões práticas que preocupam os noivos antes do casamento, enunciaram-se e clarificaram-se os vários momentos da celebração propriamente dita, nomeadamente da Eucaristia, bem como o papel a desempenhar pelos diferentes intervenientes na cerimónia.

Tratando-se, indubitavelmente, de uma FESTA, vincou-se bem a diferença entre o momento de interioridade – da celebração do Matrimónio na Igreja, centrada no amor divino que une os noivos – e o de exterioridade – o convívio posterior com familiares e amigos.

A experiência revelou-se bastante enriquecedora, tendo em consideração a avaliação feita pelos noivos e o regozijo manifestado pelos mesmos durante a confraternização à volta de um chá e de uns bolinhos.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...