Cáritas e redes cristãs pedem maior proteção dos menores migrantes

29 visualizações

A Caritas Internationalis e outras redes cristãs apelaram aos Estados e às instituições internacionais para que adotem políticas destinadas a garantir os direitos e o bem-estar dos menores migrantes, incluindo vias migratórias seguras, regulares e adaptadas às crianças.

Numa declaração conjunta divulgada por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que a Igreja Católica celebra a 27 de setembro, as organizações defendem também o reagrupamento familiar como dimensão fundamental da proteção infantil e alertam para medidas de segurança que possam expor as crianças à violência ou a violações dos direitos humanos.

Os subscritores pedem ainda acesso efetivo e não discriminatório à educação, à saúde e a outros serviços essenciais, independentemente do estatuto legal, bem como uma melhor recolha de dados sobre os fluxos migratórios.

O documento associa-se ao apelo do Papa Leão XIV, que, na mensagem para esta jornada, chama a atenção para os menores obrigados a abandonar os seus países devido a guerras, pobreza, violência, catástrofes ambientais e outras tragédias.

Siga-nos nas redes sociais:
17 Setembro

Oração da FOS reúne candidatos ao Seminário

29 Setembro

Abertura do ano letivo — Escola Razões da Esperança

4 Outubro

Dia da Igreja Diocesana

26 Outubro

Formação online para as equipas de Coordenação das UP

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress