A Cáritas Diocesana de Leiria realiza há trinta e quatro anos na “Casa Amarela” na praia do Pedrogão, a sua Colónia Balnear, recebendo nos meses de Julho e Agosto, muitas crianças e jovens provenientes da diocese de Leiria-Fátima.
A Direção da Cáritas em conjunto com as técnicas, mesmo sabendo que seria um ano cheio de interrogações na área da saúde pública, decidiu programar a colónia para o Verão, com o convite aos jovens monitores, dando-lhes formação e realizando obras de conservação no espaço, para melhor acolher estas crianças e jovens, a par com todos os meios de higienização na casa preconizados na prevenção da Covid-19.
Atendendo às questões que esta pandemia encerra, a adesão de crianças para este ano, em relação aos anos anteriores, estimou os 50%. Existiu por parte dos encarregados de educação destas crianças o cuidado de saber como iria decorrer a colónia com as restrições impostas pela Direção Geral de Saúde. A instituição procurou desde o primeiro momento assegurar e transmitir as normas de higiene e segurança em conjunto com as entidades de saúde competentes para que fosse possível a realização da colónia.
Contudo, apesar terem sido acauteladas todas as normas para garantir que todas as crianças e jovens estivessem em segurança durante a Colónia Balnear, por indicação das entidades de saúde e perante a evolução do estado da epidemia no país, a Colónia Balnear foi este ano cancelada.
Com esta decisão, a qual respeitamos, queremos transmitir com muita tristeza a todos os pais, crianças e jovens e monitores que este ano a “Casa Amarela”, não terá a sua já habitual colónia balnear pelo qual todos ansiavam.
Nesta fase, em que é fundamental a cooperação de todos considera-se que esta é a medida mais adequada para garantir a segurança de todos os intervenientes.
A Direção desta Cáritas Diocesana agradece assim, a todos os Pais, crianças e monitores que ao longo dos anos confiaram no trabalho desenvolvido, acreditando que, para o ano possamos novamente ter a presença de todos aqueles que fazem a Colónia Balnear ser possível.
A Direção da Cáritas Diocesana