Cáritas de Leiria apresenta conferência sobre Voluntariado 

A semana Nacional da Cáritas é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal. Este ano irá decorrer de 13 a 20 de março, esta é uma semana durante a qual se procura evidenciar o trabalho da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.

A semana Nacional da Cáritas é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal. Este ano irá decorrer de 13 a 20 de março, esta é uma semana durante a qual se procura evidenciar o trabalho da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social. Por todo o país, através da rede Cáritas irão ser dinamizadas várias atividades de reflexão sobre a ação social. Neste sentido, a Cáritas Diocesana de Leiria vai promover no próximo dia 11 de março, pelas 21h00, no Seminário Diocesano de Leiria, uma conferência com entrada livre, subordinada ao tema: “Voluntariado, uma força de Amor”. 

A convidada para fazer esta conferência é Susana Queiroga, responsável pelo Núcleo de Voluntariado do Instituto S. João de Deus em Lisboa. 

A Cáritas de Leiria, lança o convite para todos os voluntários, e ao público em geral, para estarem presentes nesta conferência, onde se abordará de forma prática vários aspectos ligados à temática do voluntariado. 

Susana Queiroga é doutorada em Sociologia pelo ISCTE (Tese de doutoramento intitulada “Saúde, espiritualidade e sentido: produção de cuidados em contexto hospitalar”). Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos e Licenciada em Sociologia. Colabora com a Ordem Hospitaleira (desde 1999) como Assessora de Pastoral da Saúde e Animação do Instituto S. João de Deus (ISJD) e é responsável pelo Núcleo de Voluntariado do mesmo instituto. Representa o Instituto S. João de Deus na Vice-Presidência da Confederação Portuguesa do Voluntariado (desde a comissão instaladora em 2004 até ao presente). É presidente da Comissão de Ética do ISJD desde 2016. Membro do Conselho de Redação da Revista Hospitalidade (desde 2005), tendo assumido a coordenação desta publicação em 2018, bem como a coordenação do gabinete de comunicação do ISJD. Representante da região Europa na Comissão Geral de Pastoral da Ordem Hospitaleira (Roma, desde 2012 até ao presente). Foi membro do Conselho Geral Alargado da Ordem Hospitaleira (em Roma 2006-2012). Foi docente de Sociologia na Escola Superior de Enfermagem de Santarém (1997-2005). 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress