A Cáritas Portuguesa anunciou a intenção de renovar a sua base de voluntários e formas de atuação, destacando a importância de dar espaço às novas gerações. “Os jovens trazem uma perspetiva diferente e novas soluções para os mesmos problemas, algo que queremos integrar na nossa missão”, afirmou Márcia Carvalho no Programa Ecclesia, transmitido pela RTP2.
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi um marco nesta estratégia, envolvendo jovens de forma inédita nos trabalhos da Cáritas. “A forma como participámos na JMJ e o entusiasmo gerado foi um ponto de viragem. A renovação da nossa direção, com a integração de jovens envolvidos no encontro, reflete este compromisso”, sublinhou.
A organização promove, este fim de semana, o primeiro ‘Encontro Nacional Cáritas Jovem’, na Praia do Pedrógão, reunindo cerca de 50 jovens de todo o país. O evento pretende aproximar os jovens do trabalho da Cáritas, partilhando a dimensão nacional e internacional da organização e debatendo práticas locais de sucesso.
Além disso, o encontro será uma oportunidade para ouvir as sugestões dos jovens relativamente ao plano de atividades de 2025, que, embora delineado, permanece em aberto para novas ideias. “A participação dos jovens não deve ser apenas como voluntários, mas também nos processos de decisão”, destacou a responsável.
Com uma rede composta por 20 Cáritas Diocesanas e múltiplos grupos locais, a Cáritas reafirma o compromisso de proximidade às comunidades, renovando a esperança de uma maior colaboração intergeracional para enfrentar os desafios sociais atuais.