O cardeal D. Américo Aguiar lançou um apelo à inscrição na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), sublinhando o seu papel essencial na formação integral dos alunos. Numa mensagem dirigida a pais, sacerdotes e agentes pastorais, o bispo de Setúbal destaca a EMRC como um “contributo inegável e inestimável para uma educação integral e humanista”.
“Sendo uma disciplina de oferta obrigatória, mas inscrição facultativa, desafio-vos, enquanto pais, a inscrever os vossos filhos na disciplina de EMRC, usufruindo deste contributo alinhado com as exigências e esperanças do Pacto Educativo Global”, afirma no texto enviado à Agência ECCLESIA.
D. Américo Aguiar reforça que a disciplina não substitui a catequese, mas possui uma especificidade própria no contexto educativo. Sublinha ainda que a educação enfrenta desafios crescentes, impulsionados por rápidas mudanças tecnológicas, crises éticas e desigualdades sociais, exigindo novas abordagens.
Neste contexto, o cardeal salienta que a escola deve ser mais do que um espaço de transmissão de conhecimentos, tornando-se um lugar de cultura, liberdade e diálogo. “A EMRC impõe-se como um contributo inegável e inestimável para uma educação integral e humanista, iluminada pelos Textos da Sagrada Escritura e alicerçada nos valores de uma mundividência cristã aberta à ciência, arte e cultura”, acrescenta.
Citando a Conferência Episcopal Portuguesa, lembra que a disciplina é oferecida a todos os alunos, independentemente da sua crença ou opção religiosa.