Calendário natalício do Papa destaca início do Jubileu 2025

O Vaticano apresentou o programa das celebrações presididas pelo Papa Francisco, que decorrem entre 24 de dezembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025, marcadas pela abertura do 27.º jubileu ordinário da Igreja.

A 24 de dezembro, pelas 19h00 (18h00 em Lisboa), na Basílica de São Pedro, Francisco preside à Missa da Noite de Natal e inaugura a Porta Santa, iniciando o Ano Santo. Este momento solene foi anunciado na bula Spes non confundit (A esperança não desilude), que define as datas do jubileu.

No dia de Natal, ao meio-dia, o Papa concede a bênção ‘Urbi et Orbi’ e, no dia 26, preside à Missa na prisão de Rebibbia, em Roma, um gesto inédito nos jubileus.

A 31 de dezembro, lidera as I Vésperas da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, às 17h00, com um Te Deum em ação de graças. No Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, preside à Missa na Basílica de São Pedro, pelas 10h00.

A Epifania será celebrada a 6 de janeiro e, no dia 12, o ciclo encerra-se com o Batismo do Senhor, na Capela Sistina, onde o Papa batizará crianças.

Francisco determinou ainda que, a 29 de dezembro, todas as catedrais celebrem a Missa de abertura do ano jubilar.

Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
, às 21:30
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress