Bispo de Leiria-Fátima pediu «a paz», e alertou para «novos desenvolvimentos dramáticos»

Fátima, 13 jun 2025 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima pediu a paz e incentivou os participantes da Peregrinação Internacional Aniversária de 13 de junho ao Santuário de Fátima que levem essa intenção na sua “atenção, oração e empenhamento”.

“Queremos apresentar a Deus a nossa oração e pedir à Mãe do Céu que, como fez aqui em Fátima, faça um apelo a todos aqueles que são responsáveis por estes conflitos a encontrarem caminhos de concertação, de paz e de fraternidade para o futuro da humanidade”, disse D. José Ornelas, no final da Peregrinação Internacional Aniversária de junho.

O bispo de Leiria-Fátima incentivou os peregrinos a levarem também consigo “dois objetivos fundamentais” do santuário mariano da Cova da Iria, que para si, parece que, nestes dias, “precisam da atenção, da oração e do empenhamento”.

“A primeira é pela paz. A paz que neste momento e, nesta noite, também conheceu novos desenvolvimentos dramáticos de guerra, de conflito, de destruição e de morte”, indicou.

“Já a crescer aqueles que no Médio Oriente se acumulam, particularmente na Faixa de Gaza e em tantos outros países à volta e também em tantas outras partes do mundo como na Ucrânia, e em partes de África”, acrescentou.

Israel lançou durante esta noite um ataque contra o Irão, visando o programa nuclear iraniano atingiram instalações nucleares e militares, fábricas de mísseis balísticos, o Irão respondeu com o lançamento de mais de 100 drones; o secretário-geral da NATO, Mark Rutte já veio destacar que “muitos aliados, incluindo os Estados Unidos”, trabalham para “evitar uma escalada”, divulga o portal de notícias ‘Vatican News’.

D. José Ornelas recordou também que já passou “um mês, pouco mais”, do início do Ministério do Papa Leão XIV, e essa é a segunda intenção que leva da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de junho, e que a colocou também nestes peregrinos de Fátima.

“Vimos de uma herança nobre do Papa Francisco e, agora, confirmada pelo Papa Leão. É esta Igreja na qual nos sentimos todos empenhados para que, em comunhão, em participação, e em espírito de missão, construamos uma Igreja melhor, desenvolveu.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima começou a sua intervenção a agradecer ao presidente da celebração, D. Alexandre Palma, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, “a sabedoria” que partilhou nesta Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de junho, no santuário da Cova da Iria.

“Sobretudo para convidar à sabedoria do coração da Mãe de Deus: Uma sabedoria que se faz acolhimento, que prepara Jesus consigo e que modela o ser da Igreja”, acrescentou D. José Ornelas.

Festas nas paróquias: descubra e divulgue
Campo de Férias ‘Raízes’ para jovens
14 de Julho
a 20 de Julho
Shemá
25 de Julho
, às 21:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress