Biénio dedicado à Eucaristia já tem cartaz

No plano superior, dispõem-se dois semicírculos quase simétricos que representam o "pão partido" e, simultaneamente, o sol que dá vida à seara e amadurece os seus frutos. As cores amarela e azul representam, respetivamente, a "espiga dourada pelo sol" e a água, fonte de vida, na qual o povo de Deus mergulha no batismo para renascer.

Depois de publicada a carta pastoral pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, onde são apresentadas as linhas orientadoras para a pastoral, já está a ser distribuído o cartaz alusivo à temática dos próximos dois anos.

Neste suporte visual são destacados o tema — “Eucaristia, comunidade cristã e missão” — e a frase bíblica retirada do evangelho de São João — “Eu sou o Pão da vida”. Esta citação surge integrada nos elementos gráficos que compõem o conjunto da identidade visual proposta para o biénio que, por sua vez, contêm motivos de traço simples que facilmente se associam a todo o enquadramento.

No plano superior, dispõem-se dois semicírculos quase simétricos que representam o “pão partido” e, simultaneamente, o sol que dá vida à seara e amadurece os seus frutos. As cores amarela e azul representam, respetivamente, a “espiga dourada pelo sol” e a água, fonte de vida, na qual o povo de Deus mergulha no batismo para renascer.

Das duas frações do pão, escorre uma gota escarlate, figurativa do “sangue derramado por vós e por todos” no sacrifício pascal, e “fruto da videira e do trabalho do homem”.

Num plano inferior, a seara de trigo representa, num sentido lato a humanidade e, num sentido estrito, a assembleia de cristãos que se reune ao domingo para celebrar as mesas da Palavra e da Eucaristia.

Para além de toda a representação gráfica envolvente, foi também escolhida uma imagem da última ceia, que surge numa faixa em segundo plano. Trata-se de uma reprodução da tapeçaria que pode ser vista na parede do fundo do altar-mor da igreja de Santa Eufémia, da autoria de Joaquim Correia.

O cartaz e outros subsídios alusivos ao biénio, podem ser encontrados em repositório destinado para o efeito que se encontra no endereço http://eucaristia.leiria.cc. As paróquias que quiserem exemplares impressos do cartaz e da oração do biénio devem contactar a Secretaria do CEPADI (244 832 760, cepadi@leiria-fatima.pt).

Cartaz

Descarregar cartaz: https://bit.ly/2FCFRie

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.