Assembleia Sinodal da diocese de Leiria-Fátima realiza-se este fim de semana

No sábado decorrerão as reuniões sinodais, para as quais foram convocados os delegados sinodais e os membros dos Conselhos Pastoral e Presbiteral. No domingo toda a diocese está convidada para o encerramento solene da fase sinodal diocesana, na Sé de Leiria.

Todos estão convidados para a sessão solene de domingo na Sé de Leiria

No fim de semana de 21 e 22 de maio a diocese de Leiria-Fátima reúne-se em Assembleia Sinodal, a fase final do processo diocesano do Sínodo dos Bispos, que culminará com a entrega da síntese da consulta à Conferência Episcopal Portuguesa, para a entrada na segunda fase do Sínodo dos Bispos, a continental. 

O programa da Assembleia Sinodal Diocesana concretizar-se-á em dois momentos: ao longo de todo o sábado e ao final da tarde de domingo. No sábado decorrerão as reuniões sinodais, para as quais foram convocados os delegados sinodais e os membros dos Conselhos Pastoral e Presbiteral. No domingo toda a Diocese está convidada para o encerramento solene da fase sinodal diocesana, na Sé de Leiria.

Programa

21 de maio – Seminário Diocesano de Leiria

Para o primeiro dia da Assembleia Sinodal, sábado, 21 de maio, o bispo diocesano, D. José Ornelas, convocou os delegados sinodais, que foram convidados a participar acompanhados de um outro elemento da realidade diocesana que representam, os membros do Conselho Pastoral e os do Conselho Presbiteral. Responderam à convocatória de D. José Ornelas cerca de 100 pessoas. 

A equipa de coordenação diocesana para o Sínodo dos Bispos preparou o seguinte programa:

A manhã iniciará com um momento de oração, às 9h00, na igreja principal do seminário, a Igreja da Imaculada Conceição. De seguida, na aula magna do seminário haverá uma intervenção inicial do bispo diocesano, D. José Ornelas, e uma primeira contextualização sobre o caminhada sinodal diocesana. 

Ainda durante a manhã e depois ao longo de toda a tarde, em várias salas do seminário, o programa continuará com reuniões sinodais, até pelas 18h30, onde, de regresso à Igreja da Imaculada Conceição será feita a oração conclusiva do dia.

Estas serão as últimas reuniões sinodais, para uma reflexão preparada a partir da recolha dos contributos recebidos dos grupos sinodais ao longo dos últimos meses. Pretende-se  aprofundar e dialogar sobre os desafios que Deus coloca à diocese, celebrando a alegria de ser Igreja em caminho.

22 de maio – Sé de Leiria

No domingo, dia 22 de Maio, na Sé de Leiria, decorrerá o encerramento oficial da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, com a sessão solene aberta à participação de todos os diocesanos, às 17h00, seguida da celebração da eucaristia, às 19h00. 

Recorde-se que a data da realização da Assembleia Sinodal Diocesana foi escolhida precisamente para coincidir com o dia do aniversário da criação da diocese de Leiria-Fátima, 22 de maio de 1545.

Programa detalhado da sessão de enceramento, no domingo, na Sé de Leiria:

17h00: – Intervenção do bispo diocesano, D. José Ornelas
– Testemunhos de dois delegados sinodais, frei Rui Lopes e Ana Bem
– Síntese diocesana, pelo coordenador da equipa diocesana para o Sínodo dos Bispos, padre José Augusto Rodrigues

19h00 – Eucaristia, presidida por D. José Ornelas

Após esta Assembleia Diocesana será elaborada a síntese final a entregar à Conferência Episcopal Portuguesa. A síntese final terá em conta os contributos recebidos ao longo do processo sinodal local e a síntese da assembleia diocesana.

Nota à comunicação social

Os jornalistas também poderão acompanhar os trabalhos da Assembleia Diocesana. Para esse efeito e para um melhor acolhimento, pede-se que anunciem a intenção de participação para o Gabinete de Informação e Comunicação pelo email gic@leiria-fatima.pt (Paulo Adriano) ou info@dina.com.pt (LeopolDina). Mais informações sobre o Sínodo dos Bispos em Leiria-Fátima em https://sinodo.leiria-fatima.pt

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress