De 11 a 14 de novembro, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reúne-se em Assembleia Plenária na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, para discutir temas como compensações a vítimas de abusos, conclusões do Sínodo e o novo quadro para a Pastoral Juvenil. O encontro começa às 16h00 do dia 11 e termina ao meio-dia do dia 14. A sessão de abertura contará com um discurso de D. José Ornelas, presidente da CEP, e estará aberta à comunicação social.
No último dia, às 15h00, será realizada uma conferência de imprensa no Centro Pastoral Paulo VI. Na ocasião, o presidente da CEP responderá a questões dos jornalistas e apresentará as conclusões dos trabalhos.
A CEP, reconhecida oficialmente em 1967 após o Concílio Vaticano II, é constituída pelos bispos das dioceses portuguesas que, em comunhão, promovem a coordenação pastoral. Para que a CEP possa legislar obrigatoriamente para todas as dioceses, são necessários dois terços de votos favoráveis e a aprovação pela Santa Sé, segundo o direito canónico.
A agenda da Assembleia Plenária inclui temas de relevância pastoral, social e financeira. Além das compensações a vítimas de abusos, será debatido o futuro da Pastoral Juvenil em Portugal, definido um quadro de referência para o setor, e refletido sobre o papel do Renovamento Carismático Católico no país. Os bispos também vão abordar a preparação para o Jubileu de 2025, com a partilha de iniciativas de celebração, e discutirão o orçamento do Secretariado Geral da CEP para o próximo ano.
Ao longo do encontro, serão igualmente analisadas informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP, e feitas nomeações para funções estratégicas, reforçando o compromisso da Igreja em Portugal com a sua missão pastoral e social.