Assembleia Diocesana: o evento que marca o início do ano tem um figurino diferente

O programa inclui oficinas temáticas que permitirão uma exploração mais profunda dos temas do projeto pastoral.
http://lefa.pt/?p=54318

D. José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima convocou os sacerdotes e todas as pessoas que presidem aos serviços pastorais diocesanos para a Assembleia Diocesana que marcará o início do triénio 2023-2026 com o tema “Pelo Batismo somos Igreja viva.”

Imagem gráfica que irá identificar o próximo triénio.

Este encontro, a ter lugar no dia 23 de setembro de 2023, nas instalações do Seminário de Leiria, visa aprofundar a fé e a comunhão na comunidade cristã, fortalecendo o compromisso com a evangelização, a sinodalidade e o ministério na Igreja.

A convocatória do prelado é dirigida a todos os envolvidos na vida pastoral da Diocese e tem como objetivo principal “Crescer como Igreja evangelizadora, sinodal e ministerial.” Como a firma D. José Ornelas, “a assembleia diocesana serve precisamente para iniciar este processo de empenho comum no discernimento das ações que levem a pôr em prática as orientações do Projeto Pastoral”. Por isso, pede “a todos que acolham e se empenhem juntos na concretização deste novo projeto pastoral”, e acrescenta que “deveremos concretizá-lo, em espírito e caminho sinodal, para cumprir a nossa missão eclesial de viver, testemunhar e anunciar o Evangelho a todos os homens e mulheres, com especial atenção e envolvimento das novas gerações”.

Este ano é diferente…

Este evento seguirá um modelo diferente das assembleias anteriores. O programa inclui oficinas temáticas que permitirão uma exploração mais profunda dos temas do projeto pastoral. De cada paróquia e serviço diocesano são convidados o pároco ou diretor e mais dois partici­pantes, que terão de fazer a sua inscrição, até dia 17 de setembro. Aí se faz também a escolha das oficinas temáticas, de acordo com as preferências de cada um.

A programação do dia é a seguinte:

09h30: Acolhimento e introdução à jornada
10h00: Oficinas temáticas I

  • Ser Igreja sinodal: Os participantes serão convidados a sonhar e a discernir juntos o caminho pastoral da Igreja.
  • Ser Igreja em conversão pastoral: Explorar a transição do modelo sacerdote/paróquia para o modelo equipas pastorais/unidades pastorais.
  • Ser Igreja no cuidado aos mais frágeis: Dar prioridade ao acolhimento e à busca de respostas adequadas para aqueles que se sentem fragilizados.
  • Ser Igreja com os jovens: Escutar os jovens, acolhê-los e proporcionar-lhes um espaço significativo na vida da Igreja.
  • Ser Igreja com diversidade de ministérios: Refletir sobre os ministérios eclesiais como serviço ao povo de Deus a partir da condição batismal.

10h45: Intervalo
11h00: Oficinas temáticas II
11h45: Intervalo
12h00: Celebração da Palavra
13h00: Almoço
14h30: Plenário
15h30: Intervenção do Senhor Bispo
16h00: Cântico do Magnificat e rito de envio

Este encontro promete ser um momento significativo de reflexão, oração e compromisso para toda a comunidade diocesana, à medida que se embarca neste triénio dedicado a fortalecer o papel da Igreja como testemunha viva da fé e do amor de Cristo.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress