Véu de ombros ou umeral
Nota histórico-descritiva
Os véus de ombros possuem morfologia retangular e deverão ter o comprimento suficiente para que, depois de serem colocados sobre os ombros, permitam que as mãos sejam envolvidas quando transportam um objeto sagrado, de forma a garantir que estas não tocam diretamente no mesmo. Quando utilizados nas procissões do Santíssimo, são de cor branca.
O véu de ombros de seda branca possui a morfologia usual, apresentando ao centro o cristograma “IHS”, que significa Jesus Salvador da Humanidade, guarnecido com uma cruz, colocada sobre a letra “H” e envolvido por um resplendor circular. De cada lado do elemento eucarístico, apresenta-se um elemento floral policromo, que possui elementos vegetalistas a formar um coração. Em cada extremidade lateral do véu, encontra-se uma faixa com elementos florais. O véu de ombros é debruado a dourado.
Rubrica “Arte e Ver o Património” subordinada ao tema da “Eucaristia”, no âmbito do triénio pastoral. É publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em https://rede.leiria-fatima.pt