Pavilhão de píxide ou cibório
Nota histórico-descritiva
O pavilhão de píxide ou cibório é uma guarnição de tecido que é colocada sobre esta alfaia litúrgica quando aí se guardam as hóstias consagradas, particularmente no sacrário. Possui, no centro, uma abertura para permitir a passagem da cruz que encima a tampa da píxide.
Esta peça, de seda alva, é concretizada com quatro secções de tecido que se apresentam unidas a meio cumprimento, formando uma espécie de pirâmide. As secções encontram-se orladas com um elemento dourado, à maneira de galão, e são ritmadas nas extremidades laterais com friso de elementos vegetalistas pintados. O pavilhão apresenta quatro elementos decorativos pintados, um em cada secção de tecido, com temática eucarística e cristológica: o monograma “IHS”, que significa Jesus Salvador da Humanidade; um cálice, como alusão à eucaristia; um coração flamejante com resplendor e uma coroa de espinhos, citando o Sagrado Coração de Jesus; uma cruz latina com coroa de espinhos.
Rubrica “Arte e Ver o Património” subordinada ao tema da “Eucaristia”, no âmbito do triénio pastoral. É publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em https://rede.leiria-fatima.pt