Arte e Eucaristia #38

Fichas da rubrica "Arte e Ver o Património", publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em rede.leiria-fatima.pt

Lâmpada ou lamparina do Santíssimo Sacramento


Lâmpada ou lamparina do Santíssimo Sacramento 
Autor desconhecido, século XX
Liga metálica dourada
Inv. n.º DLF.3542-XXX.55

Nota histórico-descritiva

As lâmpadas ou lamparinas do Santíssimo Sacramento são luminárias colocadas próximas do sacrário, com o objetivo de sinalizarem aos fiéis a presença de Cristo, na forma do pão consagrado que no tabernáculo se guarda.
A peça, de metal, encontra-se suspensa com recurso a estrutura também metálica fixada a uma parede. A lâmpada ou lamparina apresenta recetáculo bojudo, para colocação da luminária, no qual se apresentam três cabeças aladas guarnecidas, cada uma, com uma folha de acanto, nas quais se fixam as cadeias de suspensão sustentadas, na extremidade superior, por um elemento semiesférico.

Rubrica “Arte e Ver o Património” subordinada ao tema da “Eucaristia”, no âmbito do triénio pastoral. É publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em https://rede.leiria-fatima.pt

Cantata “Santo Agostinho – O cantor da sede de Deus”
22 de Maio
a 24 de Maio
59º Dia Mundial das Comunicações Sociais
1 de Junho
Dia Jubilar das Famílias e dos Jovens
1 de Junho
, às 10:00
Peregrinação das crianças a Fátima
9 de Junho
a 10 de Junho
Shemá
27 de Junho
, às 21:30
Campo de Férias ‘Raízes’ para jovens
14 de Julho
a 20 de Julho
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress