Capa de asperges ou pluvial
Nota histórico-descritiva
As capas de asperges ou pluviais são paramentos utilizados pelos ministros ordenados em diversas celebrações, nas quais se incluem as procissões e, entre elas, as do Santíssimo Sacramento. Na sua essência, trata-se de uma capa semicircular, geralmente unida na parte da frente pelo firmal, uma peça de metal ou de tecido. Na parte posterior, destaca-se um elemento de tecido em forma de escudete, geralmente decorado, que é resultado da simplificação do capuz que inicialmente integrava este paramento, originariamente ligado à proteção da chuva (pluvial).
A capa, de cor alva, possui a superfície lavrada com motivos vegetalistas dourados. A sugestão do sebasto é concretizada com duas faixas de tecido colocadas nas extremidades anteriores decoradas com videiras nas quais se observam as respetivas parras e cachos de uvas. O “capuz” é orlado com franja polícroma de material têxtil e com faixa de elementos geométricos a emoldurar dois ramos de videiras, enquadrando a representação do Sagrado Coração de Jesus, a meio corpo, disposto ao centro. O firmal — fecho da capa na zona dianteira — é dourado.
Rubrica “Arte e Ver o Património” subordinada ao tema da “Eucaristia”, no âmbito do triénio pastoral. É publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em https://rede.leiria-fatima.pt