Turíbulo
Nota histórico-descritiva
Os turíbulos são utilizados para incensar o altar, o que preside à celebração, os ministros e a assembleia, o Evangeliário ou imagens que se encontrem à veneração dos fiéis em determinados contextos litúrgicos especialmente revestidos de solenidade. Do ponto de vista artístico, não raro, fazem conjunto com uma naveta.
A alfaia de prata possui base circular, que se encontra decorada com cartelas voluteadas interligadas. O recipiente bojudo apresenta medalhões que emolduram motivos vegetalistas. Possui guarda-mão com correntes de suspensão, sendo que uma delas eleva a tampa perfurada para a colocação das brasas e do incenso. A tampa, de inspiração cupuliforme, ostenta elementos decorativos vegetalistas. Herdado das culturas orientais, a Escritura refere-se ao incenso como imagem da oração que sobe a Deus (Salmo 140,2).
Rubrica “Arte e Ver o Património” subordinada ao tema da “Eucaristia”, no âmbito do triénio pastoral. É publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em https://rede.leiria-fatima.pt