Custódia
Autor desconhecido, século XVIII
Prata e prata dourada fundida, batida e cinzelada e vidro
Inv. n.º DLF. 5441-XXX.49
Nota histórico-descritiva
As custódias são as alfaias litúrgicas que, no contexto da adoração eucarística, possibilitam a exposição do Santíssimo Sacramento de forma solene. Tal como em relação a outras peças, as conjunturas artísticas influenciaram a estética destas alfaias, difundindo-se a partir do século XVII o modelo que se tornaria mais comum, mostrando a hóstia consagrada envolta por uma disco solar. Neste tipo de custódias é normal que uma parte do ostensório se destaque à maneira de porta para a colocação da hóstia colocada à adoração.
De prata e prata dourada, a peça apresenta base de quatro pés, decorada com concheados, cartelas cabeças de anjo e volutas. A haste é constituída por elementos em forma de balaústres sobrepostos aos quais se sobrepõe um nó. O hostiário circular, de prata dourada, apresenta recetáculo circular guarnecido com viril de vidro, com crescente eucarístico para colocação da hóstia consagrada, e é constituído por elemento também em forma de círculo, decorado com cabeças aladas e cornucópias, símbolos da abundância, e por resplendor radiante. O fiel, ao olhar para Cristo Sacramentado, conota-o com o sol que ilumina a Igreja, tal como cantam muitos hinos eucarísticos em muitos lugares do mundo.
Rubrica “Arte e Ver o Património” subordinada ao tema da “Eucaristia”, no âmbito do triénio pastoral. É publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em https://rede.leiria-fatima.pt