Arte e Eucaristia #21

Fichas da rubrica "Arte e Ver o Património", publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em rede.leiria-fatima.pt
59 visualizações

Caixa de hóstias
Autor desconhecido, século XX
Prata batida, cinzelada, relevada e fundida
Inv. n.º DLF.2356-XXX.202

Nota histórico-descritiva

De morfologia circular, a caixa de hóstias, de prata, é composta por recipiente e tampa, de orlas recurvadas, decorada com um relevo representando a Aparição da Virgem de Fátima na Cova da Iria. Este tipo de objeto é usado para colocar hóstias não consagradas e pode ter figurações várias, desde logo motivos eucarísticos, mas também outras representações piedosas, como as que apresentam a icónica figuração da Virgem de Fátima com os três Pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia, ajoelhados diante da azinheira no contexto da paisagem da Serra d’Aire. 

Rubrica “Arte e Ver o Património” subordinada ao tema da “Eucaristia”, no âmbito do triénio pastoral. É publicada semanalmente na Revista Digital Rede. Subscreva gratuitamente em https://rede.leiria-fatima.pt

Partilhar

APOIO ÀS VÍTIMAS DA TEMPESTADE KRISTIN

A CÁRITAS reforça o apelo à solidariedade e à participação de todos na resposta às famílias atingidas, lembrando que a colaboração de cada cidadão é fundamental para superar este momento de emergência.

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia