Cidade do Vaticano, 3 de janeiro de 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje, no Vaticano, jovens e adolescentes da União Italiana dos Cegos e Deficientes Visuais, no âmbito do Ano Jubilar 2025, e encorajou-os a serem “sempre pessoas em movimento, em todas as idades”, salientando que a meta de todo o peregrino é Jesus Cristo.
“O peregrino não é apenas quem caminha, mas quem tem uma meta, e essa meta é Jesus Cristo, que nos liberta da escravidão do pecado e nos abre à vida nova”, afirmou o Papa.
Na audiência, Francisco explicou o simbolismo da ‘Porta Santa’, que representa Jesus e o seu mistério de salvação, permitindo entrar “livres para amar e servir a Deus e ao próximo”. Neste contexto, desafiou os presentes a viverem o seu itinerário de fé com o desejo de encontrar Jesus, que “dá sentido à vida e a preenche com uma alegria nova, profunda e transformadora”.
O Papa destacou também exemplos de santos que, como peregrinos de esperança, encontraram Cristo e mudaram o mundo, como o Beato Pier Giorgio Frassati, que será canonizado no Jubileu dos Jovens, em julho.
O Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da Igreja Católica, teve início na última noite de Natal com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.