A nossa esperançosa alegria na expectativa da chegada do novo Bispo que nos é dado na pessoa do Senhor Dom José Ornelas é tão intensa como a saudade com que vemos retirar-se o Eminentíssimo Cardeal Dom António Augusto dos Santos Marto.
O Senhor Dom José Ornelas, Excelente Pastor, parte com saudade do Rebanho que lhe fora confiado. Acompanhamo-lo com a nossa oração na dolorosa transição que Deus lhe pede. A Igreja, Corpo Místico de Cristo, é um grande mistério. Sentimos o vazio aquando da informação da dispensa do Senhor Dom António, mas logo experimentámos o amor que duplicou, entre o Pastor que nos deixa e o Pastor que Deus, na sua infinita Providência, nos envia.
Pessoalmente nunca contactámos com Sua Ex.a Rev.ma o Senhor Dom José Ornelas. Sabemos, porém, que é o Bispo certo na hora certa para a Igreja de Leiria-Fátima. É Maria que o Chama e Deus que o envia. “Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi e vos envio…”
Sabemos da sua formação e experiência pessoal como religioso, e da abrangência pessoal e pastoral como Bispo. Compreendemos a saudade dos diocesanos de Setúbal e por eles oramos ao Senhor para que depressa lhes envie um continuador que leve em frente os grandes projetos delineados.
Saudamos calorosamente o Senhor Dom José Ornelas, oramos para que tenha um longo pontificado, enquanto aguardamos em jubilosa esperança a sua chegada à Diocese de Leiria-Fátima e cantamos: “Bendito o que vem em nome do Senhor”. Desde já, pela nossa presença orante, acompanhamos o novo Bispo nos passos da vida Pastoral que, em breve iniciará na Diocese de Leiria-Fátima.
Bem-vindo, Senhor Dom José Ornelas. Rezamos por Sua Ex.ª Rev.ma e amamos o Pastor que nos é dado pelo Pai.