Abertura das inscrições para JMJ Lisboa 2023 prevista até ao final de outubro

Papa Francisco será o primeiro peregrino a inscrever-se
http://lefa.pt/?p=49979

O Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, anunciou que a abertura de inscrições, para a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, deve iniciar-se até ao final do mês de outubro, com o Papa Francisco a ser o primeiro peregrino a inscrever-se.

A confirmação foi feita no decorrer da participação da comitiva portuguesa da JMJ Lisboa 2023 na Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em São Paulo, que pretende promover a Jornada neste país.

Abertura das inscrições para JMJ Lisboa 2023 prevista até ao final de outubro

Reforçando o compromisso de a Jornada ser um sinal de esperança rumo ao futuro, D. Américo Aguiar convidou todos os jovens do Brasil a participarem neste encontro, que deseja que “possa ser um sinal de esperança, de carinho, de amor, no tempo difícil que estamos a viver”.

O Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e o Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 estão a promover a Jornada no Brasil até 12 de setembro.

Para melhor esclarecer estes jovens sobre a JMJ Lisboa 2023, a comitiva portuguesa irá integrar várias direções do COL, especialmente das áreas do acolhimento e acompanhamento dos peregrinos e do ‘Caminho 23’, com a presença dos responsáveis pelo acolhimento dos peregrinos brasileiros e dos da América Latina.

Procurando aproximar e motivar a participação na JMJ Lisboa 2023, esclarecendo dúvidas, inclusive relacionadas com a logística da viagem, o COL pretende realizar viagens semelhantes aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente a Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As inscrições para a participação na JMJ Lisboa 2023 decorrerão via plataforma online, a ser disponibilizada brevemente.

Sabias que…

São João Bosco é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?

São João Bosco nasceu no ano de 1815, em Castelnuovo d’Asti, Norte da Itália. Em 1841, foi ordenado presbítero, passando a exercer o seu ministério na cidade de Turim. Foi aí, no contacto diário com os jovens órfãos e abandonados, que decidiu fundar o Oratório São Francisco de Sales. Faleceu em 1888, deixando uma vasta obra, a Família Salesiana, espalhada por todos os continentes. Foi canonizado no dia 1 de abril de 1934. A sua festa litúrgica celebra-se a 31 de janeiro.

Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

Testemunho

Em Madrid descobri que a fé em Cristo move muitos mais jovens do que alguma vez imaginei, e em Cracóvia experienciei que o carinho e amor pelo próximo se manifesta de muitas e simples formas. A JMJ é algo que nos muda de formas diferentes e profundas.

Alexandre Vieira – Paróquia da Cruz da Areia – JMJ Madrid 2011, JMJ Cracóvia 2016

A Diocese de Santiago, Chile, veio visitar-nos

Em Santiago, no Chile, há 550 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress