O Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, anunciou que a abertura de inscrições, para a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, deve iniciar-se até ao final do mês de outubro, com o Papa Francisco a ser o primeiro peregrino a inscrever-se.
A confirmação foi feita no decorrer da participação da comitiva portuguesa da JMJ Lisboa 2023 na Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em São Paulo, que pretende promover a Jornada neste país.
![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/2022/09/Abertura-das-inscrições-para-JMJ-Lisboa-2023-prevista-até-ao-final-de-outubro-1024x683.jpg)
Reforçando o compromisso de a Jornada ser um sinal de esperança rumo ao futuro, D. Américo Aguiar convidou todos os jovens do Brasil a participarem neste encontro, que deseja que “possa ser um sinal de esperança, de carinho, de amor, no tempo difícil que estamos a viver”.
O Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e o Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 estão a promover a Jornada no Brasil até 12 de setembro.
Para melhor esclarecer estes jovens sobre a JMJ Lisboa 2023, a comitiva portuguesa irá integrar várias direções do COL, especialmente das áreas do acolhimento e acompanhamento dos peregrinos e do ‘Caminho 23’, com a presença dos responsáveis pelo acolhimento dos peregrinos brasileiros e dos da América Latina.
Procurando aproximar e motivar a participação na JMJ Lisboa 2023, esclarecendo dúvidas, inclusive relacionadas com a logística da viagem, o COL pretende realizar viagens semelhantes aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente a Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
As inscrições para a participação na JMJ Lisboa 2023 decorrerão via plataforma online, a ser disponibilizada brevemente.
Sabias que…
![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/2022/09/São-João-Bosco-300x300.png)
São João Bosco é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?
São João Bosco nasceu no ano de 1815, em Castelnuovo d’Asti, Norte da Itália. Em 1841, foi ordenado presbítero, passando a exercer o seu ministério na cidade de Turim. Foi aí, no contacto diário com os jovens órfãos e abandonados, que decidiu fundar o Oratório São Francisco de Sales. Faleceu em 1888, deixando uma vasta obra, a Família Salesiana, espalhada por todos os continentes. Foi canonizado no dia 1 de abril de 1934. A sua festa litúrgica celebra-se a 31 de janeiro.
Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.
Testemunho
![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/2022/09/JMJ2016.jpeg)
Em Madrid descobri que a fé em Cristo move muitos mais jovens do que alguma vez imaginei, e em Cracóvia experienciei que o carinho e amor pelo próximo se manifesta de muitas e simples formas. A JMJ é algo que nos muda de formas diferentes e profundas.
Alexandre Vieira – Paróquia da Cruz da Areia – JMJ Madrid 2011, JMJ Cracóvia 2016
A Diocese de Santiago, Chile, veio visitar-nos
![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/2022/09/A-Diocese-de-Santiago-Chile-veio-visitar-nos-768x1024.jpg)
Em Santiago, no Chile, há 550 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.