“A Voz de Domingo” e “O Mensageiro” já podem ser consultados na internet

Basta aceder ao site do Arquivo Distrital de Leiria, onde pode encontrar uma ligação para os arquivos disponíveis através do endereço digitarq.adlra.arquivos.pt.

Extintos em 2013, os dois mais conhecidos jornais que foram propriedade da diocese de Leiria-Fátima, já podem ser consultados integral e gratuitamente na internet utilizando qualquer computador. Para isso, basta aceder ao site do Arquivo Distrital de Leiria, onde se pode encontrar uma ligação para os arquivos disponíveis através do endereço digitarq.adlra.arquivos.pt. Aí, numa pesquisa simples pode encontrar todas as edições d’A Voz do Domingo e d’O Mensageiro.

Estes são apenas mais dois títulos que constituem a Hemeroteca Digital que resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Fundação Signis, criada no âmbito da Rede Cultura 2027. O acervo irá ser apresentado formalmente na próxima sexta-feira dia 18 de junho, às 17h30, no Arquivo Distrital de Leiria. O evento, transmitido em streaming no facebook da Rede Cultura 2027, contará com a participação do historiador Saul António Gomes, do diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e do diretor da Fundação Signis da diocese de Leiria-Fátima, o padre André Batista.

Segundo nota enviada, este é “o primeiro resultado da frutuosa parceria entre o Município de Leiria; a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Fundação Signis, que se alargará progressivamente a outros periódicos históricos de todo o território dos 26 Municípios e, possivelmente, aos três Arquivos Distritais (Leiria, Santarém e Lisboa) que são a memória deste vasto, diverso e antigo território que é o da Rede Cultura 2027”.

“Através deste trabalho conjunto de salvaguarda, valorização e comunicação do nosso património documental e imaterial, preservamos a memória futura, garantindo o seu acesso gratuito a todos e preservando o papel da sua extinção material, trabalho este que continuará agora e progressivamente por todo o território da Rede Cultura 2027”, acrescenta a mesma nota.

A Voz do Domingo
https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1409918

O Mensageiro
https://digitarq.adlra.arquivos.pt/DetailsForm.aspx?id=1219525

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress