Faltam…
Para a JMJ 2023!
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) recebeu no dia 23 de novembro um painel que apresentou a sustentabilidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), numa conferência organizada em parceria entre o Serviço de Pastoral do Ensino Superior (SPES) de Leiria-Fátima, o Comité Organizador Diocesano (COD) e o núcleo de Engenharia da Energia e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no âmbito da proposta Vitamina 23, que marca todos os dias 23 como preparação para a JMJ.
Para a conferência «JMJ: Um evento sustentável» foram convidadas a coordenadora da Direção de Diálogo e Proximidade do Comité Organizador Local (COL), Carmo Diniz, a engenheira Carmen Lima, colaboradora do COL na área do ambiente, e a professora Lizete Heleno, coordenadora do mestrado de Engenharia da Energia e do Ambiente, do IPL.
Carmo Diniz e Carmen Lima apresentaram a Carta-Compromisso que o COL divulgou e as 4 linhas de ação do plano de sustentabilidade: Compromisso, Formação, Sensibilização e Ações concretas, divulgando ainda o Manual de Boas Práticas e algumas ações que têm vindo a desenvolver e que pretendem colocar em prática na preparação, organização e construção da JMJ Lisboa 2023, alinhados com os Objetivos Laudato Si e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A coordenadora da Direção de Diálogo e Proximidade do COL divulgou, ainda, a iniciativa Plantação Mundial de Árvores, que desafia os peregrinos e toda a comunidade JMJ a plantar árvores, autóctones, no local onde se encontram, numa parceria com a Global Tree Initiative. Esta iniciativa será lançada a 8 de dezembro deste ano e tem como principal objetivo compensar o impacte ambiental da Jornada.
A professora Lizete Heleno expôs algumas ferramentas de avaliação da sustentabilidade em grandes eventos e deu a conhecer alguns eventos que tiveram lugar na cidade de Leiria e que, em colaboração com o IPL, definiram objetivos para ser mais sustentáveis, nomeadamente a Feira de Maio e o Leiria Run. Em jeito de conclusão, quis deixar à Direção de Diálogo e Proximidade algumas sugestões e exemplos para o seu trabalho, dando-lhe os parabéns por já ir ao encontro das suas propostas.
D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, deixou também algumas palavras conclusivas, citando a encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’, livro que ofereceu à biblioteca do IPL, e elogiando a preocupação da organização da JMJ Lisboa 2023 com a sensibilização e a ação no âmbito da Sustentabilidade.
O evento, no qual estiveram presentes cerca de uma centena de jovens, foi transmitido no canal de Youtube e na página de Facebook da Diocese de Leiria-Fátima e continua disponível a todos os que quiserem ver ou rever esta conferência.