Inspirando-se na Exortação apostólica Christus Vivit que o Papa Francisco escreveu aos jovens na sequência do último Sínodo dos Bispos, a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios escolheu o seguinte lema: “Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser” (CV 289). Desta forma, a vocação sacerdotal é apresentada como um desafio que Deus faz aos que chama para que sonhem com Ele uma vida cheia de Amor aos irmãos.

Na mensagem que escreveu a este propósito, o Sr D. António Augusto Azevedo afirma que “o Seminário é o espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome”. Por isso, toda a Igreja é chamada para esta missão: “é fundamental o papel das equipas formadoras dos seminários, em articulação com a diocese e o seu Bispo, bem como o papel das famílias, das comunidades cristãs, dos grupos e movimentos e até dos amigos.”
Uma das iniciativas que anualmente marca esta semana é a VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS. Está marcada para sábado, dia 16, às 21h30, na cripta do Seminário. Desta forma, confiamos a Deus os nossos seminaristas e todos os outros que Deus desejar chamar a este caminho. Contaremos com a presença dos membros da FOS (Família de Oração pelo Seminário) e desafiamos as comunidades cristãs a marcar presença neste momento de oração.”
“Se partimos da convicção de que o Espírito Santo continua a suscitar vocações para o sacerdócio [e para a vida religiosa], podemos voltar a lançar as redes em nome do Senhor, com toda a confiança. Podemos atrever-nos, e devemos fazê-lo, a dizer a cada jovem que se interrogue sobre a possibilidade de seguir este caminho.” (Papa Francisco, CV 274)
Cheios de esperança, lancemos, pois, as redes!
Confiamos à intercessão de Nossa Senhora de Fátima e santo Agostinho, nossos padroeiros, e dos santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, a causa das vocações sacerdotais na nossa diocese.
O que se passa no Seminário?
A propósito deste Semana, são divulgadas algumas informações sobre a vida do Seminário.
SEMINARISTAS
O Micael Ferreira continua o seu percurso de formação no Seminário dos Olivais, frequenta o 4º ano do Mestrado Integrado em Teologia na UCP e colabora aos fins de semana nas paróquias de Leiria e Cruz da Areia.
O Jorge Fernandes está na última etapa da formação para o ministério sacerdotal – o ano pastoral – no Seminário dos Olivais. Desde sexta-feira à tarde até domingo à tarde colabora nas atividades pastorais das paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal.
O Miguel Francisco, natural do Souto da Carpalhosa, tem 18 anos e está a iniciar o seu percurso de discernimento vocacional com o Tempo Propedêutico, no Seminário de S. José, em Caparide. O seu testemunho sobre este percurso pode ser lido no sítio: http://www.seminariodeleiria.pt/
SEMINÁRIO EM FAMÍLIA
O Seminário em Família mantém os seus encontros de acompanhamento para adolescentes e jovens, entre o 9º ano e o ensino superior. Para as idades inferiores, promove encontros vocacionais. Constatam-se duas grandes dificuldades neste trabalho: em primeiro lugar, a diminuição do número de participantes, que já obrigou a cancelar vários encontros; em segundo lugar, a irregularidade da participação dos inscritos, o que dificulta um verdadeiro acompanhamento de discernimento da vocação. Por isso, é feito uma apelo aos párocos: sem empenho direto deles a convidar e incentivar os adolescentes e jovens para que venham aos encontros, o Seminário em Família não conseguirá realizar o seu trabalho nem dar os frutos desejados.
É BELO SER PADRE!
Dando continuidade ao projeto de levar o Seminário e a reflexão sobre a vocação sacerdotal até às comunidades cristãs, a equipa formadora propôe-se visitar durante este ano pastoral as vigararias de Porto de Mós e Marinha Grande. A avaliação dos principais intervenientes nesta iniciativa – adolescentes, pais, catequistas, comunidades em geral, párocos – tem sido muito positiva, o que leva a concluir que se deve continuar a apostar no projeto.
SEMINÁRIO EM DIA ABERTO
Vai realizar-se a quinta edição desta iniciativa com a qual se pretende assinalar o Dia dos Seminários. É uma oportunidade para conhecer a casa, a instituição, os sacerdotes e seminaristas e, acima de tudo, aprofundar a beleza da vocação sacerdotal.
De forma especial, são convidados os adolescentes do 9º e 10º ano a vir passar o fim-de-semana no Seminário. O acolhimento será às 17h30 de sábado, ao que se seguirá um tempo de aprofundamento do lema “CRISTO PENSA NO QUE PODES VIR A SER” (cf CV 279). Depois do jantar, participam na vigília de oração/shemá e terminam o dia com um serão de convívio e partilha. A dormida será no Seminário. No domingo participarão nas atividades juntamente com os restantes. Durante todo o tempo, deverão estar acompanhados pelos seus animadores.
Todos os outros (grupos de catequese, desde o 3º ao 10º ano, grupos de jovens, membros dos movimentos, famílias, etc.) chegarão às 9h30 de domingo e terão a manhã ocupada com ateliers sobre temática vocacional. Às 12h30 celebram a Eucaristia, à qual se seguirá o almoço partilhado e convívio.
Uma vez que estamos a viver o biénio dedicado aos jovens, teremos grupos de jovens da diocese a dinamizar os trabalhos.
A inscrição é obrigatória e deve fazer-se até ao dia 10 de novembro através do seguinte formulário online: https://forms.gle/KYWL4azJJ7ruiUCY6
Para qualquer dúvida, é favor contactar: fo.seminario@gmail.com; 244832760.
VIGÍLIA DE ORAÇÃO
Integrada no programa do SEMINÁRIO EM DIA ABERTO, a vigília está marcada para sábado, dia 16, às 21h30, na cripta do Seminário. Desta forma, são confiados a Deus os nossos seminaristas e todos os outros que Deus desejar chamar a este caminho. Conta-se com a presença dos membros da FOS (Família de Oração pelo Seminário) e são desafiadas as comunidades cristãs a marcar presença neste momento de oração.
MATERIAIS DA SEMANA DOS SEMINÁRIOS
Os materiais relativos à Semana dos Seminários estão disponiveis: guião com a mensagem da comissão episcopal, os mistérios do terço, um esquema de vigília de oração e de atividades com crianças, adolescentes e jovens; cartaz e pagela com oração; preces para a oração universal; hino com letra e música.
Também está disponível o relatório completo do peditório para os Seminários realizado o ano passado.