A relação da comunidade com a terceira idade é tema de conferência de Ricardo Pocinho

Esta iniciativa do Departamento diocesano de Pastoral Social é aberta a todos, embora se oriente especialmente para párocos, responsáveis de comunidades cristãs e quantos trabalham em instituições e serviços sociais.
http://lefa.pt/?p=46719

No dia 25 de fevereiro, às 21h00, no Centro Pastoral Diocesano, no Seminário de Leiria, o professor Ricardo Pocinho abordará o tema “A relação da Comunidade com a Terceira Idade”. Esta iniciativa do Departamento diocesano de Pastoral Social é aberta a todos, embora se oriente especialmente para párocos, responsáveis de comunidades cristãs e quantos trabalham em instituições e serviços sociais. A participação é livre, mas, por motivos de espaço e organização da conferência, está sujeita a inscrição prévia pelo seguinte formulário: https://forms.gle/vz5me68JMv2cfani8

A justificação desta conferência pode ser dada pelo Papa Francisco, que, num discurso aos participantes no congresso internacional sobre “a riqueza dos anos” (31.01.2020), observou: “A desorientação social e, em muitos aspectos, a indiferença e a rejeição que as nossas sociedades demonstram para com os idosos, chamam não só a Igreja, mas todos, a uma séria reflexão para aprender a compreender e a apreciar o valor da velhice. Na realidade, enquanto, por um lado, os Estados têm de lidar com a nova situação demográfica em termos económicos, por outro, a sociedade civil precisa de valores e significados para a terceira e quarta idades. E aqui, acima de tudo, está a contribuição da comunidade eclesial.” Depois exortou a tomar iniciativas e ir ao encontro dos idosos: “Ide ao encontro deles com um sorriso no rosto e o Evangelho nas mãos. Ide pelas ruas das vossas paróquias e procurai os idosos que vivem sozinhos. A velhice não é uma doença, é um privilégio! A solidão pode ser uma doença, mas podemos curá-la com caridade, proximidade e conforto espiritual.”

Ricardo Pocinho é doutorado em Processos de Formação e Psicogerontologia, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, 

Coordenador da Pós-Graduação em Risco e Bem-estar nas Organizações, presidente e coordenador científico da Associação Nacional de Gerontologia Social e investigador na área das ciências sociais. Tem múltiplas publicações em livros, revistas e jornais e proferido conferências em variados lugares.

Para mais informações, contactar o Diretor do Departamento de pastoral Social da Diocese de Leiria-Fátima pelo telefone 962445325 ou email jmfguarda@gmail.com.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress