Segundo Miguel Oliveira Panão, o Papa Francisco desenvolve o seu pensamento, essencialmente em nove eixos:
- a relação íntima entre os pobres e as fragilidades do planeta,
- a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo,
- a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia,
- o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e progresso,
- o valor próprio de cada criatura,
- o sentido humano da ecologia,
- a necessidade de debates sinceros e honestos,
- a grave responsabilidade da política internacional e local,
- a cultura do descarte e a proposta de um novo estilo de vida.
Assim, segundo Miguel Oliveira Panão, este itinerário pretende informar o nosso agir, que segundo ele, possui três dimensões: 1) exterior; 2) interior e 3) extática. Ora, a dimensão exterior refere-se à forma como se manifesta exteriormente o nosso relacionamento com o mundo natural. Em segundo lugar, a dimensão interior refere-se ao que nos constitui como pessoas e ao que influencia no íntimo o nosso relacionamento como o mundo natural. Por fim, a dimensão extática é aquela que diz respeito ao nosso dever ser. Laudato Si` é desenvolvida numa metodologia partindo de uma realidade que clama e espera ser ouvida. Assim, aborda uma preocupação que se estenderá às gerações futuras, se não houver uma intervenção consciente do ser humano sobre a natureza. Portanto, o Papa Francisco preocupa-se com a perda e a beleza da criação. Assim, «O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social» (LS, 48). Deste modo, «Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise sócio-ambiental» (LS, 139).