A JMJ está a acontecer… e estas são as respostas a todas as perguntas

Os dias em que vai decorrer ainda não foram divulgados, mas será certamente no verão de 2023. Finalmente, Portugal vai receber este evento que é sempre tão esperado e marcante para os jovens do mundo inteiro.

Em janeiro de 2019 o papa Francisco, na celebração de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá, anunciou a próxima JMJ: Lisboa 2022. Sim, 2022! A JMJ de Lisboa estava prevista para aquele ano. No entanto, devido à pandemia de COVID-19 e aos constrangimentos sociais e económicos que provocou, a JMJ de Lisboa foi adiada para 2023. Os dias em que vai decorrer ainda não foram divulgados, mas será certamente no verão de 2023. Finalmente, Portugal vai receber este evento que é sempre tão esperado e marcante para os jovens do mundo inteiro.

“Maria, levantou-se e partiu apressadamente”

Este foi o lema proposto pelo papa Francisco para servir de inspiração aos jovens da JMJ Lisboa 2023. O lema encerra duas dimensões fundamentais da fé cristã: caminharmos na descoberta e acolhimento de Cristo em nós e partilhamos essa alegria com os outros.

Maria estava grávida e trazia consigo, no seu ventre, o próprio Jesus, acolheu a presença real de Jesus da forma mais magnífica que poderíamos imaginar. Por isso, Maria é para nós modelo e exemplo de discípula, disponível para fazer a vontade de Deus e experimentar essa grande felicidade que é receber Jesus no nosso íntimo.

No entanto, Maria “levantou-se e partiu apressadamente” para partilhar com a sua prima Isabel a presença de Deus que carregava consigo, para que a sua alegria pudesse ser sentida também por outros.

Guiados por Maria, a JMJ Lisboa 2023 será uma experiência de encontro com Cristo partilhada com a cidade de Lisboa, com Portugal, com Leiria-Fátima e com o mundo inteiro através da alegria dos jovens.

O que é uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?

A JMJ é um evento promovido pelo Papa e pela Santa Sé que reúne jovens de todo mundo para um encontro de partilha da fé. A primeira JMJ aconteceu em Roma no ano de 1986 por iniciativa do papa S. João Paulo II. Lisboa 2023 será a 16ª JMJ. Estes encontros são vividos como uma peregrinação, incluem momentos de formação, convívio, oração, espetáculos e muitas outras propostas. Mas é sobretudo o testemunho da alegria da fé dos jovens na cidade anfitriã aquilo que define uma JMJ.

Prevê-se que Lisboa 2023 possa vir a acolher 2 milhões de jovens provenientes dos quatro cantos do mundo.

Os papas participam sempre nas JMJ e são sempre uma presença inspiradora por aquilo que significam para a Igreja e pelas palavras que dirigem aos jovens.

O que acontece numa JMJ?

A JMJ decorre ao longo de 5 dias na cidade anfitriã, Lisboa, em 2023. Ao chegarem, os jovens são recebidos por voluntários e encaminhados para ficarem alojados em famílias, em paróquias ou noutras estruturas como escolas ou pavilhões. Todos os dias de manhã apanham os transportes públicos para a cidade da JMJ onde participam em ateliers, ao mesmo tempo que aproveitam para visitar a cidade e contactar com a cultura local ou confessar-se, etc… Cada jovem pode organizar o seu tempo dentro de muitas ofertas.

Com a chegada do Papa, os jovens reúnem-se para o acolher e na sexta-feira o papa preside a uma Via Sacra que os jovens acompanham. Os grandes dias são o sábado e o domingo. No sábado os jovens deixam o seu alojamento e partem em peregrinação a pé até ao local onde todos os jovens se reúnem–em Lisboa será junto ao Tejo, a norte do Parque das Nações. À noite o papa preside a uma vigília de oração sempre bastante emotiva. Depois de pernoitarem ao ar livre, no domingo de manhã, o papa celebra a Eucaristia com os jovens, encerrando aquela JMJ e anunciando a data e o local da próxima jornada.

Como me posso preparar?

Para aproveitar bem toda a riqueza de uma JMJ é fundamental uma boa preparação, logística, mas sobretudo espiritual. O facto de ser em Lisboa não exige tanta preparação de questões práticas, pelo que podemos investir muito mais na preparação pessoal e espiritual. É importante que os jovens se constituam como grupos e peçam a alguém mais velho para os acompanhar. Foi publicado um interessante itinerário de preparação chamado Rise Up.

Como posso fazer para participar na JMJ Lisboa 2023?

Junta um grupo, fala com o teu pároco, com o teu catequista ou outra pessoa mais velha da paróquia e comecem desde já a sentir a JMJ Lisboa 2023. Se tiveres dificuldade, ou não tiveres nenhum grupo onde te possas integrar, procura o SDPJ (Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil) no site ou redes sociais e pede ajuda.

Para quem é a JMJ Lisboa 2023?

A JMJ é uma oportunidade de evangelização para toda a Igreja, em particular para a Igreja portuguesa e para cada uma das nossas dioceses. Queremos que toda a nossa diocese vibre com a presença da JMJ no nosso país, desde o sr bispo ao seu amiguito mais pequeno e desde a pessoa mais idosa ao jovem mais dinâmico das nossas paróquias que irá estar em Lisboa. A JMJ 23023 é para toda a Igreja.

Com que idade posso participar?

A idade para participar na JMJ Lisboa 2023 é entre os 14 e os 30 anos.

Posso receber jovens em minha casa ou na minha paróquia?

Há grupos estrangeiros que optam por vir uma semana antes da JMJ (pré-jornada ou semana nas dioceses) e passar esse tempo numa paróquia do país anfitrião. Ao chegarem a portugal, podem ser encaminhados para uma paróquia da nossa diocese, onde poderão ser acolhidos em casas de famílias ou estruturas paroquiais. Em breve iremos divulgar o que se pede a uma família ou a uma paróquia para poder ser família ou paróquia de acolhimento. No entanto, as exigências não serão muito mais que um espaço para os jovens estenderem um saco-cama, para além da logística paroquial.

Posso ser voluntário?

Uma JMJ não funciona sem voluntários. Há jovens que se inscrevem como voluntários para acolher os jovens no aeroporto ou na estação de comboios, ajudar na distribuição das refeições, preparação dos espaços de encontros, traduções… enfim, tudo o que possamos imaginar. Quando estiverem abertas as inscrições para voluntários o SDPJ dará todas as informações.

Onde posso encontrar mais informação?

O site oficial é www.lisboa2023.org e tem os seus perfis oficiais nas várias redes sociais. As redes sociais e o site do SDPJ Leiria-Fátima www.sdpjleiria.com estará sempre actualizado com toda a informação útil aos jovens da nossa diocese.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.