A Diocese de 1721 em livro

No dia 17 de janeiro vai ser apresentado o livro “Diocese de Leiria – Informações Paroquiais de 1721” da autoria de Agostinho de Sousa Matias e Mário Rui Simões Rodrigues. A sessão pública, a realizar no Seminário de Leiria pelas 20h30, contará com a presença do cardeal D. António Marto.

Esta obra contém a transcrição de um Códice da Biblioteca Nacional de Portugal, contendo as memórias redigidas pelos párocos das freguesias que constituíam então a diocese de Leiria-Fátima. A referida transcrição é acompanhada de um enquadramento histórico e de análise aos condicionalismos que acompanharam, e acompanham hoje, a história de quase cinco séculos de existência da Diocese. Citando as palavras de D. António Marto, somos «chamados a fazer memória de uma História de que somos herdeiros».

O evento, de interesse multidisciplinar, pretende contribuir para o enriquecimento cultural de quem quiser estar presente e também para a investigação académica.

Recorde-se que, nesse dia, a Diocese celebra os 101 anos da sua restauração.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.