“A causa da paz é de todos”, diz D. António Marto sobre a iniciativa do Terço com as crianças

O próprio cardeal vai presidir na Capelinha das Aparições a essa recitação do Terço. É a segunda vez que o responsável pela Diocese de Leiria-Fátima participa nesta jornada de oração.

“A causa da paz não está confiada só aos poderosos do mundo com as suas cimeiras políticas, à procura de acordos que muitas vezes são tão efémeros, tão transitórios. Quer-nos dizer que a causa da paz é de todos nós e concretamente da Igreja, a Igreja que é chamada a levar a paz de Cristo a todo o mundo.” O Cardeal António Marto antecipa assim a importância da jornada de oração com as crianças, promovida pela Fundação AIS para o próximo dia 18 de Outubro.

O próprio cardeal vai presidir na Capelinha das Aparições a essa recitação do Terço. É a segunda vez que o responsável pela Diocese de Leiria-Fátima participa nesta jornada de oração que é promovida a nível global e que reúne milhares de crianças em mais de 130 países numa prece pela paz no mundo. Em mensagem enviada para a Fundação AIS, o Cardeal diz tratar-se de uma iniciativa “cheia de significado” e que pode ajudar a “despertar as nossas consciências, e a consciência da Igreja a nível universal” para a defesa da causa da paz.


O facto de esta iniciativa da Fundação AIS dar primazia às crianças leva D. António Marto a recordar o papel dos Pastorinhos “a quem a Senhora confiou a causa da paz”. “Pode parecer estranho dizer que se confia a causa da paz a 3 pequeninos”, diz o cardeal, acrescentando que eles “estão a representar todos os pequenos e humildes do mundo, aqueles homens e mulheres que parecem não terem grande protagonismo na História, que não aparecem nas parangonas dos jornais e revistas nem nos ecrãs da televisão, mas que têm um protagonismo histórico em construir a paz em cada dia nos lugares onde vivem, onde trabalham…”

Para D. António Marto “é uma bela iniciativa convocar todas as crianças para elas sentirem também esta responsabilidade pela paz no mundo e, como diz o provérbio popular, ‘de pequenino se torce o pepino’, que dizer, a educação do coração e da fé dos pequenos, dos pequeninos, das crianças, que à maneira de São José, por exemplo, não estão no palco da História mas estão nos bastidores e com a sua oração e a sua intercessão vão construindo também a causa da paz”.

A oração do Terço no Santuário de Fátima vai ser o epicentro desta enorme jornada promovida pela Fundação AIS a nível global e que tem vindo a congregar, de ano para ano, milhares de crianças em mais de 130 países unidas numa única prece pela paz no mundo. Também em Portugal esta iniciativa tem vindo a colher um apoio crescente por parte de instituições e movimentos da Igreja. Regista-se, até ao momento, a adesão do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado Mundial de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, e ainda de variadíssimos grupos e movimentos.

O mesmo se passa com alguns dos principais meios de comunicação social da Igreja, o que irá permitir a transmissão do evento em directo desde a Capelinha das Aparições não só para Portugal mas também para todo o mundo através da Internet. Agência Ecclesia, Rádio Renascença, Rádio e Televisão Canção Nova e Rádio Maria, por exemplo, já manifestaram o apoio a esta iniciativa, tal como a “Revista Audácia”, dos Missionários Combonianos, e ainda a Infância Missionária das Obras Missionárias Pontifícias.

Organizada pela Fundação AIS a nível mundial, esta jornada de oração reuniu no ano passado crianças de pelo menos 136 países, entre os quais o Brasil, Síria, Iraque, México, Arménia, Papua Nova Guiné, Nigéria e República Democrática do Congo. Oficialmente, por terem confirmado a sua participação no ‘site’ internacional da Fundação AIS, houve em 2020 mais de 509 mil crianças em oração ao longo do dia 18 de Outubro. Este ano, calcula-se que será possível aumentar essa participação.

Félix Lungu 
Departamento de Comunicação Fundação AIS
ACN Portugal

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.