A Cáritas assegura resposta de emergência em todo o país

De norte a sul do país a Cáritas está a assegurar a resposta a todos os que, em emergência necessitam da sua ajuda. Desde a passada sexta-feira que as Cáritas Diocesanas ativaram os seus Planos de Contingência.

Face à gravidade da situação de propagação do COVID-19, a Cáritas definiu, imediatamente, os seus Planos de Contingência.Todos os colaboradores receberam indicações para cumprir todas as medidas de autoproteção e medidas de seguranças para garantir uma resposta adequada às novas circunstâncias.

De norte a sul do país a Cáritas está a assegurar a resposta a todos os que, em emergência necessitam da sua ajuda. Desde a passada sexta-feira que as Cáritas Diocesanas ativaram os seus Planos de Contingência adaptando as suas respostas e o trabalho que realizam em diferentes valências e circunstâncias impostas pela propagação do novo Coronavirus – COVID19.

Em todo o país a entrega de alimentos está a ser assegurada por técnicos ou voluntários que garantem que as famílias em situação de fragilidade financeira ou que habitualmente recebiam este apoio, continuam a ter acesso aos alimentos, nomeadamente através da entrega de cabazes e através do apoio domiciliário. Este trabalho está, na maioria dos casos está a ser feito, em articulação local com as Câmaras Municipais e com as Juntas de Freguesia, muitas destas, também, a desenvolver planos de ajuda às famílias com menos recursos ou a idosos em situação de isolamento.

Outras situações estão a ser acauteladas, nomeadamente, as Cáritas Diocesanas que têm respostas de apoio a situações de violência doméstica mantêm-se em funcionamento, com atendimento telefónico permanente e o mesmo está a acontecer para as situações de mães adolescentes e crianças que estão em regime de “internamento”. Também as valências de apoio a pessoas sem alojamento alargaram os seus horários de atendimento de modo a que todos os que estejam nestas circunstâncias possam ter onde se recolher, com higiene, alimentação e roupa limpa.

A Cáritas, em todo o país, através da rede nacional de Cáritas Diocesanas, está desta forma a procurar manter todos os serviços essenciais assegurados e está disponível para responder a emergências onde a sua intervenção seja necessária.

A Cáritas assume estas diferentes respostas como um serviço à comunidade e aqueles que precisam da sua ação. Estão, em todas as situações, a ser garantidas todas as condições de higiene impostas à atual circunstância que garantem que não há riscos de contágio nem para quem trabalha nem para quem recebe.

2018-01-11 caritas1

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.