A bênção para todos

A respeito da orientação relativa à bênção que pode ser conferida a pessoas que estejam num estado de união homossexual...

Surgiu na comunicação social e nalguns círculos um entusiasmo muito grande pelo Papa Francisco a respeito da orientação relativa à bênção que pode ser conferida a pessoas que estejam num estado de união homossexual.

Pela forma como foi dita nas notícias, se calhar também houve algumas pessoas que ficaram algo perplexas e talvez chocadas.
Contudo, o Papa Francisco seguiu na prática as orientações do Catecismo da Igreja Católica.
Recordando, o C.Ig.C. foi promulgado por S. João Paulo II em 11/10/1992, tendo sido elaborado por um conselho de cardeais e bispos constituído em 1986 na sequência da solicitação apresentada pela assembleia extraordinária do sínodo dos bispos em 1985.
Em 15/08/1997 foi publicada a sua edição definitiva preparada por um Conselho presidido pelo cardeal Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI.

O que encontramos no C.Ig.C. a este respeito é o seguinte:
“2358 – Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objectivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição.
2359 – As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes do autodomínio, educadoras da liberdade interior, e, às vezes, pelo apoio duma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.”
O número 2357, anterior a estes, faz um enquadramento histórico, antropológico e bíblico destas situações.
Que saibamos contribuir para o esclarecimento da verdade e para a diminuição do desconhecimento que por vezes ainda se manifesta relativamente a assuntos desta natureza.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress