Candidatos ao diaconado permanente realizam retiro anual

551 visualizações

Orientados pelo diácono permanente brasileiro Nuno Melo e pela sua esposa Márcia Alexandra, os candidatos ao diaconado permanente e as respetivas esposas fizeram o seu retiro espiritual nos dias 3, 4 e 5 de julho, na casa de ritos de São José, no Centro Pastoral diocesano (Seminário de Leiria). O tema geral foi “Diakonia: da poeira do mundo ao serviço do Altar”. Durante o retiro, os orientadores desenvolveram a teologia e a história do diaconado desde as origens até à atualidade. Houve ainda ocasião para que a disposição da esposa do diácono, Márcia, se encontrasse com as esposas dos candidatos para lhes contar a sua experiência, as ouvir e esclarecer sobre a participação delas na vocação dos maridos, a partir do sacramento do Matrimónio, que une a ambos.

Antes do início do retiro, na sexta-feira à noite, os candidatos ao diaconado tiveram uma formação sobre as perturbações da personalidade, orientada pelo psicólogo clínico Manuel Carreira. Deu-lhes a conhecer 12 perturbações e aconselhou o modo como se deve lidar com pessoas que manifestem comportamentos condicionados por elas. Ficaram assim alertados para este tipo de situações que podem encontrar na sua vida e no ministério futuro.

Formação, partilha e discernimento

Além das formações, o retiro foi também ocasião de oração mais demorada, de partilha e de discernimento sobre a vocação. Na homilia da celebração da Eucaristia de encerramento, partindo da carta de São Paulo aos Romanos, o padre Jorge Guarda, diretor do Serviço diocesano para o Diaconado Permanente, exortou os candidatos a cultivarem a espiritualidade cristã, vivendo segundo o Espírito de Cristo, não se deixando dominar pela tentação e domínio da carne, mas cultivando uma relação íntima com Deus, pela força do Espírito Santo.

Os candidatos ao diaconado permanente na diocese de Leiria-Fátima são presentemente 14, provenientes das paróquias de Amor, Batalha, Fátima, Gondemaria, Marinha Grande, Marrazes, Milagres, Pedreiras, Pousos e Nossa Senhora das Misericórdias e Santa Catarina da Serra. Concluíram o primeiro ano da formação específica, sobre a pastoral sócio-caritativa, e têm ainda mais dois, sobre a pastoral da Palavra de Deus e a da Liturgia.

Siga-nos nas redes sociais:
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia