Com o tema “Pelo Batismo, somos Igreja”, inserido no ano e triénio pastoral em curso, vai realizar-se, no próximo dia 17 de março, a 91ª Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima.
O programa tem início no dia anterior, sábado, 16 de março, em que os escuteiros terão actividades diversificadas por secções, bem como os restantes jovens. Todos estes participarão no programa geral da Diocese no dia seguinte.
Já no próprio dia da peregrinação, o programa será este:
8h00-9h30 – Confissões: na Capela da Reconciliação (parte inferior da basílica da Santíssima Trindade)
9h00-9h30 – Inscrição do nome e data de batismo na faixa de abertura da Procissão, em frente à Basílica da Santíssima Trindade
9h30 – Celebração de Acolhimento dos peregrinos diocesanos em frente à Basílica
09h45 – Caminhada como Povo de Deus em direção à Capelinha
10h00 – Saudação a Nossa Senhora e oração do Rosário (programa oficial do Santuário)
11h00 – Procissão e celebração da Eucaristia (no altar do recinto)
13h00 – Almoço convívio nos parques próximos do Centro Pastoral Paulo VI
14h30 – Festa diocesana no Anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI
Para ajudar a preparar melhor este evento diocesano, pede-se às paróquias e suas igrejas, bem como as associações e movimentos, para levarem as respetivas bandeiras.
Durante o almoço, convidam-se os fiéis e respetivos párocos a juntarem-se nos parques próximos do Centro Pastoral Paulo VI e ali fazerem partilha e confraternização. Durante este período até ao início da Festa Diocesana, estará aberto o bar do Centro Pastoral Paulo VI.
A faixa de Abertura da Procissão da Peregrinação estará disponível, na entrada do Centro Pastoral, para quem deseje inscrever nela o seu nome e data de batismo.