1. Estar com o Papa
Já imaginaste passar uns dias perto do Papa? Estar no mesmo lugar que o Santo Padre é uma experiência inesquecível, mesmo que estejas a 1km do altar na missa final ou vejas apenas o Papamóvel a passar! Além da proximidade física, aproveita para ouvir e apoiar o Papa, que tem um desafio muito grande no mundo.
2. Conhecer jovens de todo o mundo
Lisboa vai acolher jovens de todos os continentes, e tu podes ser um deles! Vais ver bandeiras de muitos países, ouvir canções e orações em mais de uma dezena de línguas, trocar impressões com outros jovens – e até mesmo pulseiras, pagelas, números e amizades. Desafiamos-te a preparar e levar uma caixa com lembranças para oferecer aos peregrinos que vêm de todos os pontos do mundo!
3. Fazer parte de uma peregrinação única
A Jornada Mundial da Juventude existe há pouco mais de 30 anos, mas a prática da peregrinação é muito antiga. Fazer uma peregrinação pode ser uma ótima maneira de rezar com o corpo! É comum andar muitos quilómetros por dia e deitar-se cansado e feliz!
4. Experimentar a verdadeira alegria de ser cristão
A energia positiva da JMJ não tem igual! As pessoas cantam e dançam por toda a cidade. O ambiente é incrível, alegre, acolhedor. Traz a tua boa disposição e vem daí! De que estás à espera?
5. Criar memórias neste evento único
Poder-se-ia dizer “O que acontece na Jornada, fica na Jornada”. Crês que sim? Não! Sonha em grande, permite-te contagiar e deixar que as experiências que viveres na Jornada não se fechem na gaveta do passado, mas transbordem para o presente e o futuro!
6. Testemunhar a fé de diferentes culturas
A JMJ é um momento disruptivo em que mostramos ao mundo que a Igreja está viva! A JMJ não é só para os peregrinos. Envolve toda a cidade que a acolhe, toda a comunidade! Lisboa está a preparar-se para te receber a ti e aos teus amigos.
7. Carregar baterias na tua relação com Deus
Ouvimos alguém dizer “esta semana é um oásis no meu ano”, um momento para me reconectar com Deus. O ritmo da vida contemporânea é tipicamente acelerado, a nossa atenção é permanentemente requerida pelos dispositivos. Parar para meditar é muito difícil no dia-a-dia? Não te preocupes se não tens conseguido tantas vezes quanto gostarias. Na JMJ Lisboa 2023 terás oportunidade de carregar as baterias na relação com Deus! Experimenta predispor os teus sentidos a uma escuta interior e poderás ter uma surpresa.
8. Aprender a servir e amar
“Somos 1, somos 2, somos 3, somos milhões, todos juntos a cantar, viva o Papa!”. Entre cantorias a plenos pulmões e longas peregrinações por Lisboa, necessidades surgirão. Mantém-te atento aos outros e às suas necessidades – sede, fome, calor – e aproveita para descobrir oportunidades para servir e amar. É através de pequenos gestos que se transmite e recebe a paz!
9. Melhorar o futuro, em conjunto
Seja qual for o papel que desempenhes na Jornada – peregrino ou voluntário – é provável que determinados acontecimentos, histórias, conversas, pessoas te irão tirar da tua zona de conforto. Aproveita esses abanicos ou abanões para rasgar os teus horizontes! A JMJ é um momento privilegiado para olhar em conjunto para o futuro!
10. Tomar decisões importantes
Sabes que mais? A Jornada é um evento tão especial que nos leva a perceber que não estamos sozinhos, mesmo que às vezes nos pareça. Há muitas pessoas de todo o mundo que nos apoiam e que estão também a tentar ser santos. Desejamos que esta consciência, aliada à experiência, te encha de coragem para tomar decisões importantes, daquelas que dão vertigens!
Sabias que…
O hino da JMJ Lisboa 2023 existe na versão em língua mirandesa?
A apresentação aconteceu no dia 13 de agosto, em Miranda do Douro, na Diocese de Bragança-Miranda, onde os Símbolos da JMJ estão, atualmente, em peregrinação. O mirandês é, desde 1999, a segunda língua oficial portuguesa. A letra do Hino foi traduzida por elementos da Associação da Língua Mirandesa e os arranjos musicais estiveram a cargo dos professores da Casa da Música Mirandesa, em colaboração com o Município de Miranda do Douro.
Testemunho
Na JMJ de 2000, em Roma, vivi momentos únicos de união e de esperança num mundo melhor!
Catarina Natário – Paróquia de Vieira de Leiria – JMJ Roma 2000