«Juntos vamos renovar a Igreja e renovar o mundo», disse D. José Ornelas
O bispo de Leiria-Fátima recordou, nesta Vigília Pascal, a libertação narrada no livro do Êxodo, para sublinhar a Páscoa que Cristo celebrou com os discípulos.
A Páscoa de “dar a vida”, e uma atitude que “descontentou” alguns que lhe acabaram por dar a morte. Mas a novidade do gesto, traz “dignidade e liberdade” e desafia a continuar o caminho sugerido afirmou D. José Ornelas, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.
A Vigília Pascal celebrada na Sé de Leiria, na última noite, contou com o batismo de dois adultos.
“Os bebés mais recentes da nossa comunidade” disse D. José Ornelas desafiando os dois novos membros da Igreja a “não terem medo”.
“Ele agora vai dar vida aos vossos passos e esperança ao vosso coração, vai dar unidade ao grupo que vocês formam como Igreja”, acrescentou, lembrando aos dois batizados que “este é o primeiro dia da vossa ressurreição e juntos vamos renovar a Igreja e renovar o mundo”.
A Igreja Católica celebrou nas últimas horas de sábado e nas primeiras deste Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, assinalando a ressurreição de Jesus, elemento central da fé cristã.
Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo, por fim, a liturgia Eucarística.
(em agencia.ecclesia.pt)
Galeria fotográfica e vídeo da homilia da Vigília Pascal celebrada na Sé de Leiria no dia 30 de março de 2024.
https://youtu.be/JLQJzHX8Kbc