Vigararia de Fátima peregrinou ao Santuário

As paróquias da Atouguia, de Fátima, de Santa Catarina da Serra e de São Mamede foram as primeiras a realizar a sua peregrinação vicarial ao Santuário de Fátima, no passado dia 12 de novembro. 

Iniciou-se, assim, o ciclo de peregrinações ao Santuário da Cova da Iria, que irá marcar este ano pastoral na Diocese de Leiria-Fátima. “Correu bastante bem”, refere o vigário da vara, padre Fernando Varela, sublinhando que “por serem paróquias próximas do Santuário, temia-se uma fraca mobilização das pessoas, mas terão participado mais do que as que costumam vir às habituais peregrinações diocesanas, incluindo muitas crianças e jovens”.

Não é fácil contabilizar, mas terão sido cerca de meio milhar os fiéis que passaram pelos vários momentos desta tarde e noite de 12 de novembro, com início na saudação a Nossa Senhora, pelas 16h00, na Capelinha das Aparições. O momento de formação que se seguiu, sobre “a Mensagem de Fátima e a sua vivência hoje”, conduzido por André Pereira, secretário executivo da reitoria, “foi muito apreciado”, continua o padre Fernando Varela. E “nem a breve chuva antes da Missa desmobilizou as pessoas”, acompanhadas por todos os padres ao serviço desta vigararia.

2016-11-15 vig fatima0Bispo apelou à confiança e ao testemunho

No início da celebração eucarística, D. António Marto acolheu o grupo com a afirmação de estar “como peregrino, em união com a vigararia de Fátima, em ação de graças pela visita feita este ano pela Imagem Peregrina”.

A mensagem que transmitiu, a partir das leituras do dia, foi de “confiança e esperança”, apesar dos acontecimentos e das crises que possamos viver. “Não nos deixemos paralisar pelo medo”, disse o Bispo na homilia, alertando ainda para que os cristãos “não se deixem enganar pelos falsos profetas, que hoje podem tomar a forma de falsos videntes ou falsos padres”. D. António Marto reforçou, ainda, que “este é um tempo propício para dar testemunho no meio das dificuldades, e não para ficar na lamentação”. Foi também essa a mensagem que Deus transmitiu, por intermedio de Nossa Senhora, em Fátima, “um sinal de que está sempre presente na vida dos homens e de que só Ele é garantia para a esperança e a confiança no meio das perseguições do mundo”.

Noite com os jovens

Segundo o vigário de Fátima, “devido à proximidade geográfica, as pessoas optaram por ir jantar a suas casas”, não havendo o previsto jantar partilhado em convívio com o Bispo diocesano. Mas “as pessoas acabaram por regressar após o jantar, participando em grande número na oração do Terço”, presidida por D. António Marto e orientada por grupos destas quatro paróquias, bem como na procissão de velas, “com a presença de muitas bandeiras das igrejas paroquiais e não paroquiais”.

A noite terminou com a vigília de oração eucarística, orientada pelos grupos de oração “Shemá” existentes em algumas destas paróquias, participada, sobretudo, pelos mais jovens.

 

Peregrinação vicarial de Ourém

No próximo sábado, dia 19 de Novembro, realiza-se a peregrinação da vigararia de Ourém. O programa é o seguinte:

14h30 – Programa para jovens em Aljustrel (até 18h30)

16h00 – Concentração, junto à Basílica da Santíssima Trindade

16h30 – Evocação do Ano Santo da Misericórdia

18h00 – Evocação dos Pastorinhos, na Basílica de N.ª Sr.ª do Rosário

18h30 – Celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano

20h00 – Jantar partilhado, no Albergue do Peregrino a Pé

21h30 – Oração do Rosário, na Capelinha das Aparições

23h00 – Adoração Eucarística, orientada pela Equipa Vicarial de Jovens

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.