Vigararia das Colmeias vive dias intensos com os Símbolos das JMJ

Terminou este dia com chave de ouro, numa atividade vicarial que levou os jovens a repensar a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa: o logo, o hino, a mensagem e a oração.

Faltam…

00Dias
00Horas
00Minutos
00Segundos

Para a JMJ 2023!

Foi no dia 1 de maio, em São Simão de Litém o pontapé de saída da peregrinação dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) pela vigararia das Colmeias. 

Por decisão do Comité Organizador Vicarial (COV), neste dia, as comunidades reuniram-se em torno da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani para rezar o terço oficial da JMJ Lisboa 2023. Em clima de festa, comunhão e sempre acompanhados pelo hino Há pressa no ar, os Símbolos passaram por 7 das 8 paróquias da vigararia, seguindo de São Simão de Litém para Vermoil, Meirinhas, Memória, Matas, Espite e Albergaria dos Doze. Em cada uma destas paróquias, os fiéis vieram à rua para saudar a Cruz e o Ícone. Ninguém ficou indiferente à música e às manifestações de alegria dos jovens que os acompanhavam e cantavam “Todos vão ouvir a nossa voz” a plenos pulmões, em cima do camião que transportou os Símbolos durante todo o dia.

Terminou este dia com chave de ouro, numa atividade vicarial que levou os jovens a repensar a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa: o logo, o hino, a mensagem e a oração. A presença de D. José Ornelas foi também um ponto alto deste momento, que contou com uma bênção especial a um casal que celebrou o seu aniversário de matrimónio.

Os Símbolos pernoitaram em Albergaria dos Doze e começaram a sua jornada bem cedo, com uma caminhada até ao Externato Liceal desta localidade, onde estiveram até ao fim da manhã com todas as turmas do 5º ao 9º anos. Reservada a manhã para os mais jovens, foram novamente colocados no camião rumo ao Colégio João de Barros, para depois de almoço serem levados até junto da população mais idosa, nos lares de Meirinhas e Colmeias. Foi nas Colmeias que terminou o dia, com um novo encontro vicarial que reuniu duas centenas de pessoas na igreja paroquial para a celebração da Eucaristia, que contou com um momento de veneração da Cruz e do Ícone que comoveu todos os presentes.

Esta peregrinação dos Símbolos das JMJ pela vigararia das Colmeias terminou no dia 3 de maio junto das crianças, adolescentes e jovens na sede do Agrupamento de Escolas, onde foi entregue à Vigararia de Leiria.

As palavras de alguns jovens:

Carreguei os Símbolos e senti-me muito feliz, como se estivesse a tocar num pedaço da história.
A JMJ será um evento que marcará bastante o povo católico (e não católico) português. Acredito que me vai possibilitar estar mais perto de Deus.

Bernardo Gomes, 14 anos, Albergaria dos Doze

Ter carregado os Símbolos das JMJ foi como sentir-me junto de todos os que já os carregaram, e tocar-lhes foi sentir-me completa! Ter o peso e a responsabilidade de ter algo tão importante nas minhas mãos foi uma das melhores sensações que já vivenciei.

Rita, 15 anos, Memória

Os Símbolos das JMJ foram à minha paróquia e eu ajudei na missão de espalhar a mensagem pelos lares e a levá-los até à igreja. Nesta missão tive a oportunidade de agarrar tanto na Cruz como como no Ícone, o que me fez sentir feliz e me ajudou a compreender o peso e o esforço que Jesus carregou por nós e a coragem e a força que Maria teve em encarregar-se da responsabilidade enorme de ser mãe de Jesus.
Estou muito ansioso por esta JMJ e acho que a interação entre outros jovens católicos pode vir a dar-nos outra visão da Igreja e, para alguns, até, tirar algumas dúvidas que tenham.

Diogo Branco, 15 anos, Colmeias

Arquivo PDF
http://l-f.pt/hapressa
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress