A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) na diocese de Leiria-Fátima congregou mais de uma centena de religiosas e religiosos em Fátima, no dia 30 de outubro, para uma tarde de reflexão e oração.
“A presença da vida consagrada na Igreja local” foi o tema desenvolvido. Com palavras do Papa Francisco, o conferencista pôs em relevo o valor da vida consagrada: os religiosos e religiosas “são homens e mulheres que podem despertar o mundo” e enriquecer as dioceses com os seus carismas. Sobre a relação com a Diocese, referiu que os carismas nascem numa Igreja local e é nela que são apreciados e aprovados; dela irradiam até atingirem, em alguns casos, dimensão mundial. É também nela que se implantam, pelo que permanecem indissoluvelmente ligados às dioceses. Devem portanto ser reconhecidos por elas, sentir e caminhar com elas, dando o próprio contributo a partir do seu carisma para o enriquecimento da vida e o cumprimento da missão eclesial na sociedade e no mundo.
O padre Eugénio Butti, missionário da Consolata e presidente da CIRP na Diocese, deu a notícia de que o Bispo diocesano iria realizar a sua visita como pastor às comunidades religiosas, no presente ano pastoral, o que encheu os participantes de alegria. A CIRP regional de Leiria-Fátima irá promover outras atividades de oração, formação e convívio ao logo do ano. Uma delas será a abertura do ano da vida consagrada, no dia 6 de dezembro, às 15h00, numa Missa presidida por D. António Marto, no Santuário de Fátima, na qual são convidados a participar todos os fiéis que o desejem.