Vicentinos da Diocese presentes na peregrinação nacional

O Conselho Central da nossa Diocese, esteve representado na peregrinação nacional e anual ao vizinho santuário de Fátima.
http://lefa.pt/?p=52712

O Conselho Central da nossa Diocese, esteve representado na peregrinação nacional e anual ao vizinho santuário de Fátima. Foi nos dias 22 e 23, do passado mês de abril.

Estiveram presentes 17 das 28 conferências que compõem o nosso Conselho central de Leiria-Fátima, totalizando cerca de oito dezenas de irmãos vicentinos.

O primeiro dia da peregrinação, teve início pelas 13h30, com a concentração nos espaços envolventes à Cruz Alta, ao tradicional desfile até à capelinha das aparições, onde se realizou a sessão de boas-vindas e a Consagração a Nossa Senhora de Fátima, tudo decorreu conforme o programado.

Seguiu-se a assembleia no Centro Pastoral Paulo VI, que quase lotou com a presença de cerca de dois milhares de irmãos (as) da comunidade vicentina, fazendo do tempo que a mesma durou, um espaço não só de oração, como de alegria, união e comunhão fraterna entre todos os presentes.

Tal como todos os encontros vicentinos, os trabalhos iniciaram-se com a evocação do Espírito Santo e a prece aos patronos, São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam.

Seguiu-se um primeiro período dedicado à animação, pelos jovens vicentinos dos Conselhos Centrais de Braga, Viana do Castelo, Coimbra e Porto, já que teremos em Agosto deste ano, as “jornadas Mundiais da Juventude” em Lisboa, com a presença do papa Francisco.

Um trabalho bibliográfico do patrono dos jovens, Beato Pier Giorgo Frassati, incluindo uma peça de encenação, de uma reunião entre o próprio, uma conferência e uma família carenciada.

Depois um Poema vicentino pela Conferência de Pombal, finalizando com um trabalho também de encenação por dezenas de jovens do Conselho Central do Porto, que transmitiram a toda a plateia uma onda de alegria e de sentimento vicentino.

Por fim a reunião de trabalho, também ela anual, onde foram registados não só momentos de esclarecimento, como de comunhão, entre a mesa constituída e toda a assembleia. Essa mesma mesa foi composta pelo Conselheiro Espiritual, padre José Alves, a presidente do Conselho Nacional, sra. Alda Couceiro, o bispo Américo Aguiar e este ano o presidente geral internacional, o confrade brasileiro Renato Lima de Oliveira.

O padre José Alves, destacou na sua intervenção, o profeta Elias, a meditação com referências a Maria mãe de Jesus, a Samaritana, os apóstolos Pedro e Paulo, o significado do verbo “Levantar – se”, com a Ressurreição, o Erguer-se, Ajudar, Caridade e o contacto com outros parceiros, desde das câmaras municipais, juntas de freguesia, Cáritas, Banco Alimentar e trabalhar em Rede.

A Alda Couceiro, destacou a alegria que os (as) vicentinos, devem colocar no seu trabalho. “Levantar-se”! Acreditar nos jovens, saber acolhê-los, a escutá-los, a todos serem testemunhas e o agradecimento.

De salientar o chamamento e apresentação dos Conselhos Centrais Nacionais presentes, onde o Conselho Central do Porto, teve a maioria em grande escala dos irmãos presentes. Também, Viana do Castelo, Braga e Funchal, trouxeram muita gente.

O presidente geral da SSVP, Renato Lima de Oliveira, iniciou a sua intervenção com um cântico a nossa Senhora, ou não estivéssemos em Fátima! Seguiu-se um Power Point fundamentado na reflexão sobre o tema das jornadas mundiais da juventude, Lisboa 2023. “Maria levantou-se e partiu apressadamente”! Também uma breve reflexão da sua perspectiva de ser irmão vicentino. Deu a conhecer ainda que iria estar presente em Paris no dia seguinte, nas comemorações dos 190 anos da fundação da SSVP, a 23 de Abril de 1833, terminando com o Hino dos 7 fundadores, pois muitas vezes só de fala de Ozanam, que sem ajuda e colaboração dos seus amigos Delvaux, Le Taillandier, Lamache, Clavé, Bailly e Lallier, a sua missão teria sido muito mais difícil.

Antes da intervenção do bispo Américo Aguiar, Alda Couceiro voltou a falar, para uma reflexão comunitária sobre o que todos os oradores disseram.

Da actividade do Conselho Nacional, salientou a visita a todos os conselhos centrais. A importância dos Conselhos de Zona das Conferências. Da Formação dada, pelo ajudar, partilhar e a disponibilidade de ir ao encontro do pobre. As reuniões com os outros parceiros, Cáritas, Banco alimentar e órgãos autárquicos.

A gestão da Plataforma que sem a ajuda da ENTREAJUDA, na pessoa de Cristina Vasconcelos, seria muito mais difícil. Finalmente chamou e apelou à atenção de todos para a reunião, formação Via Zoom no próximo dia 16.

O último orador da tarde, D. Américo Aguiar, bispo do Porto, salientou os dois pulmões da SSVP, Porto e Lisboa, César Silva e Paulinas e o facto de Maria ter sido a primeira evangelizadora ao “Levantar-se e partir apressadamente”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress