Vamos acolher os Símbolos das JMJ

É no domingo, dia 30 de abril, que a Diocese de Leiria-Fátima acolhe os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
http://lefa.pt/?p=52649

Faltam…

00Dias
00Horas
00Minutos
00Segundos

Para a JMJ 2023!

É no domingo, dia 30 de abril, que a Diocese de Leiria-Fátima acolhe os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

O Comité Organizador Diocesano deixa o convite a toda a comunidade diocesana para receber a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani em Pombal, no Jardim do Cardal, às 17h30 e acolhê-los na Sé de Leiria às 20h00.

Ao fim da tarde de domingo, os Símbolos das JMJ serão entregues pelas mãos da Diocese de Coimbra, no Jardim do Cardal, em Pombal.

Para os receber, estará uma representação da Diocese de Leiria-Fátima e todos aqueles que os queiram acompanhar. Os amantes das motas são convidados a juntar-se para acompanhar os Símbolos no trajeto que farão de Pombal até Leiria. Neste trajeto, ao entrar no território diocesano, nas Meirinhas, a Cruz e o Ícone farão uma pequena paragem simbólica e, às 20h00, serão acolhidos na Sé de Leiria em grande festa e com o badalar dos sinos da Torre Sineira.

Foto: COD Aveiro

Depois do acolhimento na Sé, a comunidade diocesana fará uma caminhada até ao Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, a igreja JMJ da Diocese, onde terá lugar um pequeno momento de oração e onde a Cruz e o Ícone ficarão disponíveis para veneração.

No dia 1 de maio, os Símbolos começarão o seu percurso pelas diferentes vigararias de Leiria-Fátima, de acordo com o calendário previsto, iniciando esta Peregrinação na vigararia das Colmeias. Os programas de cada vigararia são da responsabilidade de cada Comité Organizador Vicarial (COV) e podem ser consultados junto de cada vigararia ou paróquia. 

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, entregues pelo Papa São João Paulo II aos jovens em 1984 e 2003, estão em peregrinação pelo nosso país desde novembro de 2021 até julho de 2023, já passaram em 18 das 21 dioceses portuguesas e, durante o mês de abril, estão a percorrer toda a diocese de Coimbra.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.

Desde 2003 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Roma. 

Calendário das vigararias:

  • De 1 a 3: Vigararia das Colmeias
  • De 4 a 6: Vigararia de Leiria 
  • De 7 a 10: Vigararia dos Milagres
  • De 11 a 13: Vigararia de Fátima 
  • De 14 a 17: Vigararia de Ourém
  • De 18 a 20: Vigararia da Marinha Grande 
  • De 21 a 24 : Vigararia de Monte Real 
  • De 25 a 27: Vigararia da Batalha
  • De 28 a 31: Vigararia de Porto de Mós

Testemunho

“A peregrinação dos símbolos da JMJ ao longo do mês de março, foi uma graça para a nossa diocese de Aveiro e uma bênção para todos os que deles se aproximaram. Foi o início de um belo percurso que queremos continuar. Os dias das dioceses, de 26 a 31 de julho, a semana anterior ao encontro do Papa Francisco com os jovens, em Lisboa, são uma ocasião para acolhermos entre nós jovens que querem fazer uma experiência de Igreja, vivendo connosco alguns dias. “

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro

Arquivo PDF
http://l-f.pt/hapressa
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress